Regional

Rumo aos 200 anos: projeto da Gazeta vai abordar a colonização germânica

O bicentenário da colonização alemã no Brasil será comemorado em 2024, mas a Gazeta do Sul e outras plataformas da Gazeta vão se antecipar de forma significativa no resgate de memórias e de fatos associados a essa imigração. Já a partir de agosto, em uma série que se estenderá ao longo dos próximos dois anos, a empresa vai desenvolver o projeto Rumo aos 200, que tem por propósito ouvir especialistas, historiadores e lideranças sobre todos os temas associados à colonização germânica e à atuação de seus descendentes no País.

Com inserções semanais, essa série buscará fazer uma revisão bibliográfica, referindo as principais obras dedicadas à história e à memória da imigração em todas as regiões nacionais, com ênfase nas contribuições dos gaúchos, e em especial as associadas a Santa Cruz do Sul e às localidades vizinhas. Por outro lado, envolverá entrevistas exclusivas com escritores, pesquisadores, historiadores e personalidades relevantes nas mais diversas áreas da sociedade, de todos os estados.

LEIA TAMBÉM: “A imigração alemã contribuiu para moldar as atuais características do Estado”, destaca pesquisador

Publicidade

Entre as atividades produtivas e industriais, a relevância que alcançou o cultivo do tabaco em Santa Cruz do Sul, e desde os primeiros momentos da colônia, terá destaque. Em poucos anos, com a exportação das folhas, como matéria-prima, a colônia viu surgir as primeiras empresas de beneficiamento e também as cigarreiras, que transformaram a cidade no maior polo mundial do tabaco, até os dias atuais. Além disso, a série especial resgatará as inúmeras contribuições nos espaços de saber, da culinária às artes, ao esporte e à cultura; da educação à saúde, do universo político às comunicações sociais.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: Ferraz celebra colonos e motoristas com diversas atividades

Uma vez que, já próximo de comemorar 200 anos desde a chegada das primeiras famílias de alemães, a relação e a interlocução com a própria Alemanha seguem muito importantes, a Gazeta também ouvirá lideranças alemãs, da Embaixada e do Consulado. A expectativa é a de contribuir para que, assim como ocorreu logo após a independência brasileira, novas pontes e laços entre o Brasil e a Alemanha se estabeleçam, agora e no futuro.

Publicidade

Marca Gazeta

A Gazeta do Sul e outras unidades de conteúdo da Gazeta Grupo de Comunicações têm em seu histórico um profundo envolvimento com a elaboração de publicações especiais associadas à imigração alemã. Em 2004, por ocasião dos 180 anos da chegada dos primeiros colonizadores ao País, a Gazeta idealizou projeto que resultou no livro Terra de bravos: Imigração alemã no Brasil 180 anos, até hoje um livro de consulta recorrente junto a leitores dentro e fora do País. Na elaboração dessa obra, jornalistas e fotógrafos da Gazeta percorreram regiões para as quais houve imigração nos três estados do Sul, bem como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, entrevistando descendentes, pesquisadores e especialistas. Agora, em preparação para os 200 anos da imigração, um amplo projeto será iniciado ainda em 2022.

LEIA TAMBÉM: Festividades do Colono e Motorista seguem nesta segunda-feira; veja programação

Expediente

Edição
: Dejair Machado (dejair@gazetadosul.com.br)
Textos: Dejair Machado, Marcio Souza, Marisa Lorenzoni e Romar Beling
Diagramação: Rodrigo Sperb

Publicidade

Confira o caderno na íntegra » Dia do Colono e Motorista: data para celebrar tradição, história e trabalho

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.