Regional

Ruas de Santa Cruz do Sul testam a perícia dos motoristas

Trafegar por um trecho de uma das principais vias de Santa Cruz do Sul tem se tornado problema para os motoristas. Além do trânsito intenso nos horários de pico, a Rua Coronel Oscar Jost apresenta buracos em decorrência das recentes chuvas e intervenções, ainda não concluídas, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A área mais crítica vai do entroncamento com a Avenida Senador Pasqualini até a Rua Doutor Ortenberg.

Porém, de acordo com a Prefeitura, a situação vai ser resolvida em breve. Um processo de licitação foi aberto para a compra de 12 mil toneladas de revestimento asfáltico. O material vai ser usado para o recapeamento total da Coronel Oscar Rafael Jost e Senador Pinheiro Machado, e de trechos da Avenida Barão do Arroio Grande, Rua João Werlang, Rua Lindolfo Grawunder e Avenida Léo Kraether.

LEIA TAMBÉM: maioria dos vereadores afirma ser contra proibir carroças nos bairros; veja o que eles dizem

Publicidade

Conforme o Executivo, as vias foram escolhidas devido ao alto tráfego. O trabalho será feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. O valor estimado do investimento é de R$ 8 milhões. A tendência é de que o serviço seja executado já nos próximos meses. Até lá, a Prefeitura atua com três equipes em uma operação paliativa de tapa-buracos com asfalto frio.

Um exemplo foi a ação em trecho municipalizado da BR-471, na última segunda-feira. Essa operação é influenciada diretamente pela questão climática, sendo necessário tempo seco. De acordo o secretário municipal Edmar Hermany, nenhuma estrada na cidade ou no interior encontra-se interditada. “Temos ciência de trechos de ruas com dificuldades e sabemos que vai levar tempo para deixar tudo em condições. Dependemos muito do clima, mas estamos empenhados em resolver a situação.”

Obras da Corsan

Motivo de reclamação de moradores, os desníveis e buracos que surgem após as obras da Corsan são alvos de fiscalização conjunta da Secretaria Municipal de Obras e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst). No ano passado, o Executivo e a Companhia alinharam cronograma de ações para sincronizar atividades nas redes de água com melhorias na pavimentação.

Publicidade

Intervenções vêm sendo realizadas

Com conhecimento prévio dos locais onde devem ocorrer intervenções, tornou-se possível reorganizar as ações, evitando retrabalho e desperdício de recursos.  Segundo Edmar Hermany, a secretaria informa com 120 dias de antecedência os locais onde há intervenções de calçamento e asfaltamento. Assim, a estatal pode antecipar seu serviço, com a secretaria iniciando suas obras em seguida.  É o caso da Rua Coronel Oscar Jost.

De acordo com o gerente da Corsan em Santa Cruz, Bruno Barreto, a obra na esquina com a Rua Rio Branco deve ser concluída em até 15 dias, período que antecede a melhoria no asfalto no trecho. “Ali estamos executando uma adutora de água tratada de 300 milímetros, que vai reforçar o abastecimento de toda aquela região do Santo Inácio, e substituir a adutora atual, que já está precária e com muito vazamento. Tivemos muitos problemas com as chuvas que atrasaram nosso cronograma.”

No Santo Inácio, também há problemas

Próximo da Coronel Oscar Jost, outra via recebe intervenções da Corsan e, em decorrência disso, há buracos em dois pontos. Em um deles, na Rua Professor Cristiano Schmidt, o recapeamento vai ocorrer após a conclusão da obra de uma adutora de água bruta que vai reforçar todo o sistema de abastecimento em Linha Santa Cruz.  Bruno Barreto frisa que todas as intervenções e o posterior conserto do pavimento são de responsabilidade da Corsan.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: abertura da licitação para pavimentação da estrada Bruno Pritsch será nesta quinta-feira

“Toda a intervenção que realizamos de rede de água ou esgoto, somos nós os responsáveis pela repavimentação, seja de asfalto ou paralelepípedo. Obras de infraestruturas de grande porte, como essas adutoras, provocam transtornos à população. Sabemos disso e pedimos desculpas, mas são necessárias para a garantia do abastecimento de água e esgoto da cidade.”

Também na Senador Pasqualini, a companhia atuou no conserto de uma rede nessa terça-feira. O pavimento, na esquina com a Rua Augusto Spengler, deve ser refeito nos próximos dias.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.