ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Rua Coberta sedia 26ª Feira do Livro e 15ª Ferarte

Mais uma Feira do Livro de Sobradinho iniciou na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro. O evento, que conta, ainda, com a Ferarte, está sediado na Rua Coberta e vai até este sábado, 12. A patrona deste ano é a professora Giana Diesel Sebastiany, doutora em Desenvolvimento Regional, mestre em Educação e escritora.

Giana é, também, correspondente da Academia Centro Serra de Letras, e trouxe para a Feira uma exposição com parte de sua pesquisa no campo da saúde, em primeira mão. “Foi uma emoção enorme! Eu não esperava por isso. O sentimento que eu tenho é de uma gratidão muito grande, não só por esse momento especial de homenagem na Feira do Livro, mas pelos amigos que aqui tenho, pela família, pelo quanto sou bem recebida. É meu ninho, meu lugar de referência”, declara a educadora sobre o convite para ser patrona desta edição.

Publicidade

A doutora conta que, após assumir a diretoria de ensino do Hospital Santa Cruz, usou da literatura para promover a revitalização que a área da pediatria necessitava. Ao todo, são seis livros escritos e comercializados, com seu lucro revertido para o referido hospital.

Publicidade

Já a homenageada nesta edição é a Academia Centro Serra de Letras, incentivadora da festividade desde 2009, seu ano de fundação. Segundo Gerson Lisboa, presidente da agremiação, atualmente, são 18 sócios efetivos e um honorário, além de 15 membros correspondentes. “A Academia é uma família que labuta muito, dia a dia, em prol da cultura da nossa região”, relata Lisboa sobre a satisfação de ver o reconhecimento que o grupo recebe.

Academia Centro Serra de Letras

O escritor e membro da Academia, Hélio Scherer, já foi patrono da Feira do Livro no ano de 2006 e está presente desde a primeira edição. “A Feira é uma referência regional. Felizmente a gente tem o apoio da organização e dos meios de comunicação. É um somatório de esforços e a cada ano o evento ganha maior proporção e importância”, comenta Scherer. O escritor fala, também, sobre a importância de se incentivar o hábito da leitura. “A pessoa que lê, que adquire conhecimento, se prepara para todas as profissões. Facilita o entendimento de tudo”, ressalta.

Publicidade

A associação, que já teve 11 membros homenageados durante os anos de Feira, traz, neste ano, o Troféu Semeador Cultural, que visa valorizar pessoas que fazem parte do processo de incentivo à leitura e à cultura na região. A vice-presidente Clara Montagner, menciona, ainda, que este dia é de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “É um trabalho de ‘formiguinha’, mas a gente está conseguindo”, acrescenta a historiadora e escritora.

Publicidade

O prefeito municipal, Armando Mayerhofer, agradecendo o empenho da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, salienta que apresentações culturais e premiações literárias marcam a feira, com o objetivo de atrair a participação interestadual e, até mesmo, internacional, além de oportunizar o resgate da leitura de livros em meio à era digital. “Nós procuramos fazer um evento bonito, com várias atrações, para que as pessoas possam vir à Feira. Agora temos esse espaço moderno, na Rua Coberta, então realmente ficou muito bacana o centro da cidade”, acrescenta Mayerhofer.

A secretária de Educação, Cleura Minetto, demonstra a satisfação pela presença de livreiros, artesãos, escolas e da população para prestigiar a solenidade. “Fizemos durante a semana, justamente, para as escolas participarem e, no final de semana, para as famílias virem. Estamos fazendo de tudo para uma excelente Feira do Livro e convidamos a todos para participarem”, reforça Cleura.

Publicidade

A abertura das festividades contou com apresentação da Banda Municipal, do Grupo de Danças da E.M.E.B. Dr. Adolpho Sebastiany e do Coral do CRAS, tendo a presença de autoridades do município, representantes de entidades, de escolas, dos expositores, imprensa e comunidade em geral. Durante os três dias de programação de Feira do Livro e Ferarte haverá comercialização de sete livrarias, 21 artesãos, bem como de expositores de plantas.

Publicidade

Confira a programação:

11 de novembro

9h – Palco na Rua Coberta

12 de novembro

9h – Palco

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta