Uma ampla tela vai projetar na Rua Coberta, no coração de Sobradinho, produções audiovisuais gravadas em solo gaúcho. Está chegando à região o Projeto “Adentro” – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho, que alcança sua segunda edição percorrendo doze municípios do Rio Grande do Sul.
A atividade cultural é uma realização da produtora Êa Êa Apepê, financiada por meio do Sistema Pró-Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), através do edital Sedac 12/2019 – FAC Movimento. Em Sobradinho conta com apoio da Casa da Cultura e da Prefeitura Municipal.
A mostra tem curadoria e direção geral do cineasta Henrique Lahude. Natural de Encantado, no Vale do Taquari, o responsável pela “Adentro” conta que a ideia de levar os filmes gaúchos para o interior do estado surgiu com a vontade de ampliar o alcance das produções para um público que não costuma ter acesso tão facilitado ao cinema.
Publicidade
LEIA MAIS: Evento itinerante de cinema gaúcho passa por Sobradinho neste mês
“A mostra surge um pouco deste lugar interiorano onde vivi boa parte da minha vida e não tinha acesso a nenhum aparelho cultural, muito menos cinema. Com a minha aproximação pela formação, comecei a notar que haviam produções que não chegavam até as pessoas, nem mesmo em cidades maiores. Comecei a aumentar meu repertório, interesse e buscar formas de os filmes que têm as raízes aqui, o nosso sotaque, chegassem a mais gente. Foi então que em 2019 fizemos a primeira edição da Adentro”, explica.
Desde 2008 na capital gaúcha, Lahude formou-se em Cinema na Unisinos, e vem atuando como diretor e produtor. Foi com o resultado do primeiro circuito de exibição, por sete municípios-polo, que notou a potência de identificação do cinema. “Vínhamos com uma grande produção de cinema entre 2006 e 2017, agora com a pandemia e diminuição do apoio e de políticas públicas, deu uma parada. Contudo, esses filmes eram gravados no interior, mas não voltavam para serem vistos. Então a mostra vem para preencher esta lacuna”, enfatiza.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ensinando e aprendendo dentro e fora da sala de aula há quase cinco décadas
Em 2022 a estrutura da mostra, que foi pensada ao ar livre, com direito a tapete vermelho, tem transformado o cenário das cidades em salas de cinema. A programação teve início em Santa Tereza, no dia 5 deste mês, e encerrará em Sobradinho, após passar por mais onze municípios, todos tendo em comum uma população com até 15 mil habitantes. “São quase 5 mil quilômetros a serem percorridos. Está sendo incrível. Esta experiência coletiva do cinema é muito forte. Então ter esta retomada de uma experiência coletiva e sendo algo diferente do que as cidades estão acostumadas tem sido muito lindo. O filme Aos olhos de Ernesto também fala muito entre gerações e tem sido emocionante ver o público encantado com a exibição”, reforça.
LLEIA TAMBÉM: Representatividade: engenharia também é lugar de mulher
Publicidade
A sessão da mostra em Sobradinho ocorrerá no domingo, 27 de março, a partir das 19 horas, com a exibição gratuita de um curta e de um longa-metragem. O telão ficará disposto na Rua Coberta, na Avenida João Antônio. A população está sendo convidada pela Casa da Cultura e pela equipe do evento a prestigiar a atividade cultural, levando sua cadeira para melhor aproveitar a experiência.
Além da sessão para o público em geral, outros filmes serão disponibilizados para a Escola Estadual Padre Benjamim Copetti, em uma parceria da organização da mostra com a rede estadual. Estes filmes contam também com cartilha pedagógica de apoio para os professores trabalharem as produções em sala de aula.
Segundo a diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, nesta data a decoração de Páscoa já deverá estar ornamentando o centro, oportunizando belos cenários para registros e visitação.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Uma confeiteira de mão cheia: “O segredo é o amor”
Ver a vista (2020), com direção de Daniel Candido de Bem (Doc, 3 min) | Sinopse: Durante áudio para minha mãe, percebo um ciclo onírico entre memórias que alimentam sonhos a partir de reencontros com imagens que evocam a consciência e a performance da passagem do tempo. Revivo e transformo um momento com meu pai, morto há quase 20 anos.
Aos Olhos de Ernesto (2018), com direção de Ana Luiza Azevedo (Ficção, 123 min) | Sinopse: O fotógrafo uruguaio Ernesto está perdendo a visão por conta da velhice, mas tenta disfarçar achando que consegue enganar a todos. Porém, surpreendentemente, ele descobre que ser velho não é de todo negativo e que ele ainda pode se divertir e rejuvenescer, fazer amizades e se apaixonar aos 80 anos.
Publicidade
Classificação indicativa: 12 anos. Facebook: /mostra.adentro | Instagram: @mostra.adentro
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.