O Rio Grande do Sul tem 14 instituições em uma lista das melhores universidades da América Latina. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 22, no QS Latin America Ranking 2023, levantamento feito pela QS Quacquarelli Symonds, analista internacional de Educação Superior. A lista traz a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na 17ª colocação geral e na sexta no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Programas de pós-graduação da Unisc ampliam conceitos em avaliação da Capes
Entre as 14 universidades incluídas no estudo, sete são públicas e sete são privadas ou comunitárias. Quatro universidades melhoraram posições no último levantamento: UFRGS, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos) e Universidade de Passo Fundo (UPF).
O ranking faz referência a 2023 porque o trabalho pretende ser um guia para quem busca escolher onde estudar no próximo ano. A metodologia do levantamento usa oito indicadores, que tratam desde o impacto da universidade na internet até a qualificação acadêmica do corpo docente.
Posição das universidades gaúchas no ranking 2023 (*):
- 17. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
- 63. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
- 75. Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- 81. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- 119. Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
- 123. Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos)
- 190-201. Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
- 251-300. Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- 251-300. Universidade de Passo Fundo (UPF)
- 301-350. Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
- 301-350. Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
- 351-400. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
- 351-400. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
- 401+. Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter)
* A partir da posição 150, o ranking deixa de informar a colocação individual e passa a incluir as instituições apenas em grupos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.