Colunistas

RS multifacetado

Nesta semana cumpro mais um roteiro pelo interior do Rio Grande do Sul, desta vez em Passo Fundo, para compromissos profissionais. Desde junho já estive em Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen e Pelotas. Ainda em agosto, para completar o roteiro, estarei em Santa Maria e Sant’Anna do Livramento, somando uma respeitável quilometragem para um jornalista sexagenário.

Alguns amigos perguntam sobre um possível cansaço ao palmilhar o Estado. Afinal, transito por rodovias por vezes repletas de buracos, ondulações, sinalização precária e imperfeições no acostamento, acumulando riscos permanentes.

Aos parceiros, costumo confessar que sentia saudades dessas incursões. Por mais de 40 anos foi uma rotina cumprida como repórter de rádio e jornal, além da atividade como assessor político de comunicação. Além de espairecer e respirar novos ares, esta agenda de viagens permite conhecer em detalhes realidades muito diferentes e com características próprias, de acordo com a região em que se localizam os municípios.

Publicidade

“Há vários Estados dentro do mesmo Rio Grande” é uma expressão que vai muito além de um lugar-comum consagrado pelo tempo. Somos uma unidade federativa de inúmeras influências, resultando num caldeirão cultural diferenciado. Algumas foram trazidas na bagagem de imigrantes europeus e africanos. Outras apenas “pularam a cerca” porque nos legaram sotaques, linguajar e hábitos culinários e culturais dos castelhanos, “hermanos” de continente que dividem nossas fronteiras.

Depois de 40 anos de andanças é possível detectar, logo à primeira vista, o tipo de influência mais presente nas comunidades. A organização social, em algumas cidades, ostenta claramente a força dos clubes de serviços e das associações comunitárias, fortalecendo o poder da união da comunidade.
Noutros lugares o comércio é preponderante, por meio da proliferação de lojas de vários portes.

Os serviços também despontam com destaque em vários municípios, além daqueles onde o setor primário turbinou a economia. O agronegócio, há muitos anos, é a locomotiva que sustenta inúmeros outros segmentos através da geração de emprego, de renda e que estimulam o empreendedorismo. Outra característica gaúcha.

Publicidade

Mais que dores lombares pela hérnia de disco e nervo ciático, varar o Rio Grande permite conhecer “ao vivo e a cores” nuances regionais tão diferentes. No contato direto, deparamos com realidades muito diferentes daquelas mostradas em vídeos ou fotos. O contato humano – somente ele! – é capaz de revelar não apenas a geografia física, mas os sotaques e personalidades únicas forjadas em cada região ao longo da história.

LEIA MAIS TEXTOS DE GILBERTO JASPER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.