ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Roupas e eletrônicos lideram lista de pedidos para o Natal

Horário do comércio foi abordado na reunião

A equipe do Papai Noel ultima o atendimento aos pedidos feitos para o Natal. Mais uma vez, vestuário e eletrônicos estão no topo da lista de presentes. Alguns bem específicos, com marca, cor ou estilo, outros de forma mais genérica. O fato é que o comércio está com horário estendido para atender o público durante esta semana, na expectativa de resultados positivos. Nesta quinta-feira, 23, as lojas estão abertas até as 22 horas; nesta sexta, até as 17 horas.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e empresa Offer Wise aponta que o brasileiro escolhe a roupa como principal presente. O item representa a opção de 61%. Com resposta variada, o levantamento também destaca brinquedos, cosméticos (incluindo perfumaria), calçados e acessórios. O tíquete médio, que é o valor do que será gasto por cada cliente, foi projetado em R$ 122,78.

Publicidade

Mas quando o assunto é tecnologia, o Bom Velhinho permite uma cotação maior. Estão em alta nas lojas as assistentes virtuais Echo Dot, em formato de bola, que possibilitam a interação com o usuário e otimizam as residências com o conceito de internet das coisas. O equipamento conecta-se a outros, como eletrodomésticos, e funciona por meio do comando de voz. E não se trata apenas de uma brincadeira para adulto. Meninas a partir dos 9, 10 anos, lideraram os pedidos desse item em cor rosa. Enquanto isso, os garotos querem artigos vinculados aos personagens Pokemón. O mundo geek chegou com força neste Natal.

Publicidade

LEIA MAIS: Horário estendido amplia expectativas do comércio

E, se em 2020 os smartwatches (relógios com acesso à internet e aplicativos) foram o destaque, em 2021, além dos Echo Dot, as caixas de som da famosa marca JBL estão com grande procura. Pelo visto, Cabeça Branca, música que tem sido pedida com frequência na programação da Rádio Gazeta FM 101,7, deve tocar em alto e bom som na beira da praia, da piscina ou no balneário, se o Papai Noel colaborar e atender aos pedidos.

Caixas de som: no topo da lista de desejos | Fotos: Marcio Souza

Solicitações que vão além do esforço do Noel

Se muitos pedidos, como o do garoto Santiago Rocha Nascimento, de 10 anos, podem estar dentro do orçamento do Papai Noel – ele quer um par de tênis da marca Nike –, outros parecem estar um pouco mais distantes da capacidade financeira do Bom Velhinho, mas não da esperança de quem o deseja.

Publicidade

Assim é o caso da moradora do Bairro Progresso, de Santa Cruz do Sul, Rosane Beatriz Carvalho, madrasta de Santiago. “É um pedido bem difícil, mas tenho a confiança de que, para Deus, nada é impossível. Queria uma casa”, conta, ao queixar-se dos valores dos aluguéis, o que faz com que tenha de morar com seu filho. Ela colabora com a possibilidade do “milagre” adquirindo uma conhecida loteria, que costuma sortear moradias, no Rio Grande do Sul. Na sua camiseta, a palavra que resume a expectativa do Natal: “Fé”.

Publicidade

LEIA MAIS: Comércio atende em horário diferenciado a partir desta sexta

Santiago e Rosane: ele pensa em um tênis da Nike; ela, em ter sua casa e sair do aluguel

Últimos dias podem fazer a diferença

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, diz que o movimento visto nas ruas ainda não se refletiu em números nas lojas. “O comércio ainda não sentiu o reflexo do 13º salário, mas a CDL acredita que, nesses últimos dias que antecedem o Natal, vá se intensificar a busca por presentes”, afirma.

Publicidade

A opção por roupas e calçados, acredita, é pelo sentimento de reencontro no momento em que os números da pandemia estão mais brandos. Assim, as pessoas adquirem produtos para usar nas festas de final de ano. “Mas ainda não se tem uma avaliação concreta disso”, acrescenta.

Publicidade

Sobre o incremento dos valores do 13º salário, vê a antecipação feita aos aposentados como um dificultador dos números da temporada. “Acaba refletindo em movimento menor no comércio no fim de ano. Apenas as pessoas que trabalham nas empresas acabam fazendo compras extras”, explica.

LEIA TAMBÉM: Antecipação do 13º vai injetar R$ 55 milhões em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta