Dezembro é o mês oficial das confraternizações. Seja com amigos, familiares, ou colegas de trabalho, é importante prestar atenção em alguns detalhes para evitar constrangimentos – especialmente no que diz respeito ao modo de se vestir e se comportar.
É importante lembrar que eventos realizados durante o dia, por serem mais despretensiosos, merecem atenção diferenciada daqueles realizados à noite. “Ainda assim, o bom senso deve ser palavra de ordem, afinal, hierarquia profissional não desaparece com um drink a mais. Aliás, drinks a mais, jamais! Tal deslize pode ser um risco para a imagem pessoal”, alerta a consultora de imagem e carreira, Nara Lyon.
Exageros nos decotes, comprimentos inadequados, transparências, saltos altíssimos e maquiagens pesadas podem ser interpretados de maneira errada. Também não é aconselhável levar acompanhantes. O motivo da confraternização é a interação entre os colegas e não familiares.
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A regra de bom comportamento serve para todo tipo de evento, independente do lugar. “Nunca se tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão. Como você se comporta diante de qualquer circunstância, sempre será mais importante que o acontecimento em si, invariavelmente estará acima de qualquer outro aspecto”, explica.
Independente de superstições e tradições, as cores têm personalidade, mas você poderá usar qualquer uma delas nestas datas. Caso use vermelho, poderá sugerir tanto que você é uma pessoa conservadora quanto mostrar que não está preocupado com detalhes como estes. Mais importante é usar uma cor que lhe caia bem, ou seja, combine com o seu tom de pele e estado de espírito. Prefira sempre os tecidos mais leves.
Porém, se a confraternização for entre familiares e amigos, as coisas mudam um pouco. Em primeiro lugar, use roupas confortáveis tanto em casa quanto fora. Opte por peças que façam você se sentir bem e que inspirem confiança em si mesmo, transmitindo a imagem de quem você é. Caso seja o anfitrião, deverá seguir a mesma linha, quanto à postura e aos looks. “Minhas sugestões são simplicidade, bom gosto e equilíbrio. Aliás, uma boa fórmula para tudo na vida”, recomenda Nara.
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DICAS
1 – Bebida alcoólica: Se você não é acostumado a beber, não se deixe levar pela empolgação dos colegas. Em excesso, a bebida transforma o comportamento até dos mais tímidos.
2 – Coreografias pouco convencionais: Algumas danças podem causar constrangimentos e ainda render fotos em poses mais ousadas. Lembre-se de que elas poderão ser motivos de piadas e comentários mal intencionados no dia seguinte.
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3 – Demonstrações de afeto: Paqueras sempre acontecem em qualquer tipo de reunião social, mas avançar demais o sinal pode gerar comentários e comprometer o clima organizacional após o evento.
4 – Horários: Evite chegar atrasado, mas também esteja atento ao horário de se despedir. Ficar até o momento final da festa ou ser convidado a se retirar é muito deselegante.
5 – Presente do amigo secreto: Procure respeitar os valores pré-definidos e evite presentes muito pessoais como perfumes e lingeries. Se precisar fazer alguma apresentação, apenas elogie.
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