O Recanto Aromas do Monte, em Monte Alverne, o Nó de Pinho Arte em Madeira, o Sítio Thomas Ecke, o Sítio Pedagógico Paraíso e o Brasiliana Cozinha Criativa, em Rio Pardinho, foram os cinco primeiros empreendimentos familiares conhecidos na Famtour promovida pela Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul, nesse sábado, 26. Foi uma viagem para familiarização e reconhecimento desses locais desenvolvida com o intuito de divulgar a turismólogos, agentes e operadores de turismo e convidados o roteiro Cantos e Encantos Rurais de Santa Cruz do Sul.
A Gazeta do Sul acompanhou as atividades no Sítio Pedagógico Paraíso, o penúltimo local percorrido pelos visitantes. Situado a 16 quilômetros do Centro, possui oito hectares e tem como atrações, além de exuberante natureza e área verde, um casarão de pedra construído em 1890. Os atuais proprietários, Edson e Leila Stacke, que contam com a ajuda da filha Débora na administração, o adquiriram há 22 anos e têm se dedicado ao restauro do imóvel. Em 2009, colocaram em prática o sonho de fazer do local uma escola ao ar livre.
LEIA MAIS: Roteiro destaca as belezas do interior de Santa Cruz
Publicidade
Desde então, o casal desenvolve trabalhos voltados à educação, com recepção às escolas e realização de workshops e atividades com alunos. A fim de diversificar, agregaram ao Sítio Pedagógico os serviços de hospedagem e também a realização de eventos, como piqueniques e ensaios fotográficos. Outra novidade é um contêiner, totalmente sustentável, com energia solar, reaproveitamento de água da chuva e tratamento de resíduos, e que serve de recepção, loja, cantina e sala de aula.
Conforme Leila, que também é vice-presidente da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz, o encantamento que a simplicidade e a natureza do lugar provocam nos visitantes foi mais um motivo para incluir o Sítio em um roteiro de turismo rural.
LEIA TAMBÉM: Aturvarp avalia resultados do circuito de cicloturismo
Publicidade
Quem confirmou o potencial de todo o roteiro Cantos e Encantos foi o operador de turismo Luís Eurico Librelotto, de Lajeado, um dos convidados da Famtour. Responsável por montar pacotes para as agências comercializarem, ele relatou que tem mais de 70 parceiros desse segmento. “O roteiro de Santa Cruz é uma excelente opção. Está pronto para operar”, disse, mostrando-se impressionado com os lugares visitados. “Estamos sendo surpreendidos com a beleza. Cada empreendimento, com o carinho em bem receber dos proprietários, e com potencial muito grande para o turismo. Para nós, de operadora de turismo, é importante ter um produto diferenciado como esse”, assegurou.
Com experiência em visitações a roteiros semelhantes, a professora Rosiméri Neumann, de Santa Cruz do Sul, também foi convidada para integrar a viagem de familiarização do roteiro. “Fui convidada para compartilhar minha experiência como turista e também para trazer sugestões. Para mim, a novidade foram as lavandas, em Monte Alverne. A natureza do local e a vontade que os proprietários têm de empreender me chamaram atenção”, relatou. “Considero fundamental que sigam sendo divulgadas e valorizadas as belezas naturais de cada uma dessas propriedades.”
LEIA TAMBÉM: Agergs autoriza reajuste no pedágio da RSC-287; saiba quando o valor sobe
Publicidade
Após a realização desse roteiro-teste nos cinco primeiros empreendimentos, a expectativa é de que se possa lançar o produto para a comercialização turística já a partir de setembro.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.