Integrantes do Rotary Club Santa Cruz e Rotary Club Santa Cruz Cidade Alta realizam campanha de incentivo à vacinação no município, sobretudo contra a poliomielite (paralisia infantil). As ações fazem parte da Semana Mundial da Imunização e buscam conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de manter o calendário vacinal das crianças atualizado para prevenir doenças. Nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30, um carro de som vai circular pelas ruas de Santa Cruz do Sul, divulgando informações e orientações sobre o tema.
De acordo com a representante do Rotary Club Santa Cruz e coordenadora distrital do programa Pólio Plus, Claudete Sulzbacher, o Rotary Internacional atua há mais de 40 anos com o objetivo de eliminar a doença. O último caso de paralisia infantil registrado no Brasil foi em 1989, e desde 1994 o País possui o certificado de erradicação. No entanto, as taxas de cobertura vacinal vêm registrando queda significativa nos últimos anos. Em 2012 a vacina chegou a 96,5% das crianças, número que caiu para somente 67,6% no ano passado, conforme os dados do Ministério da Saúde.
“Muitas crianças não estão sendo levadas para se vacinar. A nossa conversa é com os pais, porque crianças de até 5 anos não podem ir sozinhas”, afirma Claudete. As doses injetáveis são aplicadas aos dois, quatro e seis meses de vida, enquanto o reforço em gotas ocorre aos 15 meses e aos quatro anos. “É um procedimento simples e pode ser feito junto com qualquer outro atendimento ou vacina nos postos de saúde”, explica Marcia Trinks, coordenadora do Rotary Cidade Alta. “É uma coisa básica, mas que salva vidas. A pólio ainda existe no mundo e, se existe, pode retornar a países que já haviam erradicado, como o Brasil”, comenta.
Publicidade
Claudete alerta que os pais não devem subestimar a doença simplesmente porque não conhecem ninguém que tenha sido acometido por ela. O poliovírus, agente causador da poliomielite, ataca as células da medula espinhal e leva à perda de massa muscular e paralisia dos membros inferiores. O quadro pode se tornar fatal se o vírus atacar as áreas do cérebro responsáveis por controlar a respiração ou a deglutição. Não há cura, somente tratamentos como fisioterapia, para aliviar as dores e fortalecer a musculatura afetada. O único meio de prevenção contra a poliomielite é a vacina.
Dia D contra gripe e sarampo será neste sábado
O Dia D da vacinação contra a gripe e o sarampo será realizado neste sábado, 30, em Santa Cruz do Sul. A campanha vai envolver 25 unidades de saúde do município. A vacinação contra a Influenza é direcionada ao público com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade. Simultaneamente, ocorrerá também a aplicação da dose contra o sarampo, esta para todos os públicos.
A secretária municipal da Saúde, Daniela Dumke, salienta a importância da campanha. “É fundamental que as pessoas procurem as unidades para receber a vacina. É a melhor prevenção para que não tenhamos casos graves da doença, causada pelos vírus da Influenza e do sarampo, protegendo assim o próprio indivíduo e a coletividade”, afirma. Ainda segundo ela, cerca de 40% dos idosos e dos trabalhadores da saúde já estão imunizados contra a gripe. Quanto ao público infantil, na primeira semana somente 3% receberam a vacina, das cerca de 6,6 mil crianças pertencentes ao público-alvo – números considerados baixos pela secretaria.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!