Categories: Centro-Serra

Rotary promove campanha contra a Hepatite

Na manhã desta segunda-feira, 15, estiveram participando do programa Giro Regional da rádio Gazeta a presidente do Rotary Clube Glorinha de Pelegrim e o pediatra Dr. Pedro Pra, para falar sobre a campanha internacional que está sendo promovida pelo Rotary Clube, o projeto mundial de “Erradicação da Hepatite Zero”. Em Sobradinho o evento ocorre no dia 24, das 9h às 18h na Praça 3 de dezembro. Será realizado os testes de forma gratuita e vai estar disponível um médico, uma enfermeira e uma psicóloga.

Segundo Glorinha, para fazer o exame as pessoas devem ter acima de 40 anos: “Ela pode chegar na praça, é questão de 10 a 15 minutos para sair o resultado, caso a pessoa tenha a doença já vai ser encaminhada para iniciar o tratamento que é gratuito e disponibilizado pelo SUS”.

Dr. Pedro Pra, destaca que a prevenção é a melhor saída, existe vários tipos de hepatites, a do tipo A é de grande incidência no Brasil, mas é disponibilizada a vacina, o que também acontece com a do tipo B, ainda existe a C, D e E. A D só pega junto com a C, e a E é um tipo raro.

Publicidade

“Vivemos uma incidência da hepatite C, porque antigamente as agulhas não eram descartadas, elas eram reutilizadas, o uso de drogas, são alguns dos fatores que podem ter contribuído para a transmissão, e por isso as pessoas da faixa etária entre 40 anos precisam fazer o teste, até porque é uma doença silenciosa”, explica Dr. Pedro.

A descoberta da doença é um passo importante, de acordo com Pra é uma doença que tem cura, se a pessoa descobre pode parar de transmitir e também vai cuidar da sua saúde.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.