Regional

Rotary e Acic apresentam projeto para arborização de Candelária

Representantes do Rotary Club Candelária e da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) estiveram presentes na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Candelária dessa segunda-feira, 1º, para apresentar o projeto Candelária Mais Verde. A iniciativa busca incentivar a arborização no município, levando em consideração as questões climáticas.

Segundo Marta Emmel, que representou o Rotary no plenário, a entidade teve a iniciativa após ter decidido por unanimidade, ainda em janeiro, que desenvolveriam um projeto nesse sentido. A partir disso, buscaram parcerias. Em fevereiro, representantes se reuniram com o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, para apresentar a estrutura, formato e identidade visual do projeto. O Executivo confirmou que apoiaria a ação.

LEIA TAMBÉM: Encenação no Botucaraí volta a emocionar o público em Candelária

Publicidade

O foco do programa é a área urbana do município. Em um primeiro momento, três avenidas serão contempladas: Pereira Rêgo, Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos. Na Pereira Rêgo, o primeiro levantamento já foi realizado. A pesquisa identificou que faltam 240 árvores no trajeto entre o cruzamento com a Rua Gaspar Silveira Martins e a ponte após a Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage, totalizando cerca de 2,5 quilômetros.

O Departamento de Meio Ambiente já realiza uma pesquisa de quais árvores podem ser plantadas, levando em consideração que sejam da mesma espécie. Posteriormente, as outras duas avenidas irão ser mapeadas. Com a conclusão das três vias principais, a intenção é que outras tenham a mesma atenção e sejam arborizadas.

LEIA TAMBÉM: Vereadora de Candelária é homenageada pela AL em sessão alusiva ao Dia da Mulher

Publicidade

Ainda como parte do projeto, outro ponto considerado importante é a conscientização sobre a importância das árvores, tanto para o meio ambiente quanto para a qualidade de vida dos habitantes. A comitiva destacou que não haverá custo à população, uma vez que o Departamento de Meio Ambiente está em tratativas com o Conselho Municipal do Meio Ambiente para que seja utilizado o fundo específico e direcionado para a causa.

Os representantes reforçaram que a união de todos é fundamental para executar o projeto. Por isso, buscam a conscientização através de escolas e outras ações que possam fomentar a arborização de Candelária.

LEIA TAMBÉM: Páscoa: decoração é atração para o público em Candelária

Publicidade

Uso de mudas

A Acic é uma das entidades que apoia o projeto. A presidente da associação, Ivania Portella ressaltou que o projeto busca impulsionar o turismo local, visto que o ambiente mais verde pode atrair visitantes e uma maior concentração de pessoas nas ruas de Candelária.

Outro ponto destacado por ela foi com relação à retirada das árvores da frente das lojas. “A maioria das lojas querem mostrar as vitrines e a primeira coisa que fazem é retirar as árvores”, pontuou. A proposta é levar as mudas até os locais que o mapeamento apontou ser necessário e oferecer ao proprietário do imóvel. “Ninguém será obrigado a fazer, ficará na consciência de cada um”, ressaltou Portella. 

LEIA TAMBÉM: Expocande tem 90% dos espaços da feira vendidos

Publicidade

O grupo destacou a importância de haver uma fiscalização maior com relação às podas e extração das árvores. Eles também pedem atenção aos tamanhos das mudas que serão plantadas. As plantas deverão ter em torno de dois metros. O objetivo é que, de imediato, a diferença e os benefícios do plantio já possam ser percebidos.

Mão de obra prisional

Também representando o Rotary Club Candelária na reunião, Fabiano Costa revelou ter contatado a administração do presídio municipal para que sejam selecionados oito detentos para auxiliar na iniciativa. A ideia é que eles façam cursos de poda, viabilizados pelo Sindicato Rural, e executem os serviços relacionados ao projeto. Com isso, os servidores públicos não ficarão sobrecarregados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.