A tarde ensolarada do último sábado, 9 de abril, deixou o dia ainda mais bonito para apreciar um passeio pela Rota dos Casarões. Os anfitriões da comunidade de Campestre, interior de Sobradinho, receberam os visitantes do município e da região, com trajes que lembram os utilizados pelos imigrantes italianos e, claro, com muita animação e cantoria.
Após a saída de micro-ônibus em frente à Casa da Cultura, no centro da cidade, o trajeto foi sendo orientado pela guia turística Angelita Cereta. As paradas ocorreram em cinco casarões: das famílias Miotto, Maieron, Cella, Puntel/Museu da Tia Helena e família Bertó. Na metade do percurso a visita foi à Capela La Consolata e ao Monumento do Imigrante Italiano. Em cada parada é feita uma explanação sobre a história do local, lembrando a fundação da comunidade, a forma como os casarões foram construídos, o trabalho árduo dos imigrantes e seus descendentes, a ligação com a religiosidade, e a alegria em celebrar a vida.
Chegando ao fim do passeio, o porão do Casarão dos Bertó foi o cenário para uma recepção especial com o Grupo de Cantoria Amici D’Imigranti, formado por membros da comunidade; comercialização de produtos coloniais e artesanato; surpresas de Páscoa; e um delicioso café colonial servido por Fabiane Dias (Fabi das Delícias). “Um café como se fosse servido na casa da nona”, destaca a responsável pelos doces e salgados.
Publicidade
Este sábado marcou a retomada dos passeios pela Rota dos Casarões, após dois anos paralisados por conta da pandemia. Para a guia Angelita, contribuir com a preservação da história é muito gratificante. “É emocionante e gratificante. A gente espera que o pessoal venha nos visitar. Nos procurem, pois de agora em diante faremos o roteiro com mais frequência. Recebemos sempre a todos com muita alegria”, enfatiza.
LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo deve receber investimento de R$ 3,6 milhões no turismo; conheça projetos
Entre os visitantes estava o casal salto-jacuiense Jair Carlos Seben e Ana Ferraz. Atentos e animados, aproveitaram cada momento, até mesmo a dança antes do passeio acabar. “Foi bem legal. Superou nossas expectativas. Fazia muito tempo que queríamos vir, mas então veio a pandemia e não foi possível. Agora surgiu a oportunidade e ficamos muito felizes em participar. A recepção é muito joia. E é emocionante conhecer mais da cultura”, salienta Ana. “Sem palavras. Todos que se dedicam a fazer isso estão de parabéns. Pretendemos em breve retornar e trazer mais pessoas para aproveitar”, acrescenta Jair.
Publicidade
Interessados na visitação podem entrar em contato com a Casa da Cultura de Sobradinho, ou com a presidente da Associação de Turismo Rural de Campeste (Aturcamp), Neusa Vendruscollo, ou com a guia turística Angelita Cereta pelo telefone (51) 99755-1859, para agendamentos em grupos, ou ainda aguardar a divulgação de novas datas de visitação.
LEIA MAIS: Brasil e Uruguai unem-se pelo escotismo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.