Sob pressão para reduzir as filas nas praças de pedágio, a Rota de Santa Maria, concessionária da RSC-287, firmou parceria com a empresa Sem Parar para ampliar o número de motoristas que utilizam tags de passagem automática. Desde essa quarta-feira, 15, uma ação junto à praça de Venâncio Aires está estimulando o uso da tag, com isenção de anuidade nos primeiros 12 meses para quem adquirir o chip no local.
LEIA TAMBÉM: Justiça dá prazo para concessionária reduzir filas na RSC-287
Atualmente, a pista expressa, que é exclusiva para veículos com tags, fica boa parte do tempo ociosa. Enquanto em uma cabine de cobrança manual a capacidade de fluxo chega a 200 veículos por hora, na pista expressa esse número sobe para mil, o que torna a passagem mais rápida e reduz as chances de filas.
Publicidade
Desde que assumiu a 287, em 30 de agosto de 2021, a Rota de Santa Maria estima um crescimento da ordem de 6% no uso das tags, totalizando cerca de 33% dos usuários. O número, porém, ainda é considerado muito baixo. Com relação aos veículos leves (carros), responsáveis por 75% do tráfego da rodovia, a porcentagem é ainda menor, girando em torno de 25%.
LEIA TAMBÉM: Estado diz que novos pedágios da 287 só entram em operação se rodovia estiver em boas condições
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade