Regional

Rota de Santa Maria e Prefeitura alinham alterações no projeto de duplicação da RSC-287

Em reunião na manhã desta quarta-feira, 15, foram apresentadas duas soluções a problemas apontados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul no projeto de duplicação da RSC-287. Enquanto um dos pontos trata do trecho entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia, o outro busca adequar o plano inicial à realidade atual da mobilidade do município. Ambas as propostas foram elaboradas em conjunto pelas equipes técnicas da Rota de Santa Maria e do Município.

O primeiro trecho a receber alterações fica entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia, onde se dá o enlace da RSC-287 com a Estrada Travessa Dona Leopoldina e Linha Áustria. Neste local, foi idealizada a construção de uma variante ao traçado atual da 287, menos sinuoso, garantindo mais segurança aos deslocamentos pela via. A mudança permitirá a conexão das localidades com a rodovia e também oferece uma alternativa de deslocamento dos moradores de Linha Santa Cruz até a cidade. A iniciativa também prevê a municipalização do trecho antigo.

LEIA TAMBÉM: Presidente da Assembleia Legislativa critica atuação da Rota de Santa Maria

Publicidade

A prefeita Helena Hermany, presente na reunião, ficou bastante satisfeita com a solução apresentada. Ela destacou que a localidade de Linha Santa Cruz vem crescendo muito, o que se reflete em maior fluxo de veículos. Com a nova rota, será possível se deslocar pela Linha Áustria, entrando pela Dona Leopoldina e descendo pela estrada Bruno Pritsch, assim chegando de Linha Santa Cruz ao Bairro Arroio Grande e ao Distrito Industrial. “Essa proposta desafoga o trânsito no centro e é fundamental para que nosso projeto de Mobilidade Urbana, o Mobiliza Santa Cruz, tenha êxito”, avaliou.

A segunda modificação no projeto altera o trecho da estrada que se conecta à Avenida Independência e à estrada para Rio Pardinho. O diretor-geral da Rota de Santa Maria, Renato Ribeiro Bortoletti, destacou que a modificação busca adequar o estudo inicial, que é de 2018, com a realidade de desenvolvimento em que o município se encontra atualmente. “O projeto original trazia muitas desapropriações que hoje já não são mais viáveis, pelo elevado crescimento industrial no entorno da rodovia”, analisou.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura lança edital de licitação para pavimentação da estrada Bruno Pritsch

Publicidade

De acordo com Bortoletti, a Prefeitura buscou a concessionária para a criação de uma alternativa que compreenda essa nova realidade e esteja alinhada com a duplicação da BR-471. Ele salienta que todo o trabalho está sendo feito com o objetivo de garantir a mobilidade dos usuários da rodovia federal e da RSC-287. O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, considerou as alterações apresentadas bastante apropriadas. “São propostas que trarão maior fluidez ao tráfego e uma melhor integração da rodovia com o trânsito da nossa cidade”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Trevos do Gaúcho Diesel e do Kaempf vão ganhar viaduto

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.