O peso excessivo de caminhões é apontado como uma das causas da degradação rápida do pavimento da principal rodovia que corta o Vale do Rio Pardo. Junto com a base da RSC-287 que está comprometida em diversos trechos, a circulação de veículos com toneladas acima do permitido causa buracos e ondulações na pista. A situação só pode ser coibida com a pesagem dos caminhões.
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Atualmente, quando existe suspeita de veículos nessa condição, é preciso fazer o encaminhamento para locais onde existem balanças homologadas. Para aumentar o controle por parte dos órgãos de segurança, a Rota de Santa Maria pretende instalar um equipamento de verificação do peso dos caminhões na RSC-287. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o diretor da concessionária, Renato Bortoletti, revelou que a estrutura vai ser instalada no trecho de Taquari.
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Além disso, a Rota de Santa Maria também pretende instalar equipamentos automáticos de verificação do peso dos caminhões ao longo da RSC-287. Diferente da balança, eles vão ser utilizados apenas para que a concessionária possa saber onde existem mais situações de abuso de carga e, com isso, adotar a providências necessárias para coibir a situação.
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São 12 pontos que também vão contar, de maneira automática, o número de veículos e a quantidade de eixos. O peso máximo permitido varia de acordo com o tipo de caminhão e quantidade de eixos mas pode chegar a 8 toneladas e 600 quilos por eixo.
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