Apesar das ações rotineiras de conservação na principal rodovia do Vale do Rio Pardo, a RSC-287 continua a apresentar desníveis e buracos. A situação ocorre em diversos trechos onde ainda não houve obra na base da rodovia. A situação é provocada, entre outros aspectos, pelo trânsito de caminhões com excesso de peso.
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Para ajudar a inibir esses casos, a Rota de Santa Maria pretende instalar duas balanças de pesagem obrigatória para os veículos de carga. O contrato prevê que sejam equipamentos tradicionais, que exigem a implantação de uma estrutura ao lado da rodovia. No entanto, o diretor da concessionária, Leandro Conterato, antecipa que a ideia é utilizar uma nova tecnologia.
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“Ao invés de implantar aquela balança tradicional, em que o caminhão tem que sair da pista, tem que parar para fazer a pesagem, o sistema que se pretende instalar aqui pesa automaticamente todos os veículos que cruzam em uma determinada seção da via. [São fiscalizados] 100% dos veículos, 24 horas por dia”, explicou. “Se for detectado sobrepeso, o veículo é automaticamente avisado, logo adiante, em um painel automático de mensagens, para que ele faça o transbordo ou ajuste de sua carga, e sejam aplicadas as penalidades legais.”
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O sistema já está em fase de testes no País, através de uma parceria entre uma concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para que o novo modelo seja utilizado na RSC-287, é preciso autorização da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados e do Governo do Estado.
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A expectativa é de que a instalação da nova tecnologia ocorra no trecho entre Santa Cruz e Venâncio Aires, onde estão previstas duas balanças – uma em cada sentido da rodovia. Com isso, se houver a identificação de excesso de peso em um caminhão, uma multa vai ser expedida de maneira automática e encaminhada para o proprietário do veículo, de maneira semelhante ao que ocorre em caso de excesso de velocidade flagrado por radar ou lombada eletrônica.
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