Esta quarta-feira, 8, foi marcada por manifestações de caminhoneiros em apoio ao presidente Jair Bolsonaro espalhadas por todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. No Vale do Rio Pardo não foi diferente. Foram registradas mobilizações da categoria em pelo menos três pontos da RSC-287: nos quilômetros 81, próximo ao Restaurante Casa Cheia, em Venâncio Aires; 105, no trevo do Gaúcho Diesel, em Santa Cruz do Sul; e no 138, em Candelária. Na RSC-453, em Venâncio, motoristas também se reuniram.
Os atos são motivados pela defesa de pautas como voto impresso, destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de pedir pela redução do valor do diesel. Conforme alguns manifestantes, que não quiseram se identificar, não há previsão de encerramento das manifestações de modo que, dependendo dos desdobramentos dos atos em Brasília, é possível que se intensifique ainda mais nos próximos dias. Nesta quarta, o trânsito fluiu normalmente em quase todos os pontos ocupados pelos caminhoneiros, sendo que os motoristas eram apenas convidados a aderir. A partir desta quinta-feira, 9, porém, há chances de bloqueios.
LEIA MAIS: FOTOS: caminhoneiros organizam manifestação no trevo do Gaúcho Diesel em Santa Cruz
Publicidade
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está monitorando boa parte das manifestações do Estado e, segundo informaram, a situação está se desenrolando de forma muito dinâmica. Isto é, não há como precisar em quantos pontos estão sendo realizados atos.
Confira outros pontos onde há manifestações no Estado:
Cruz Alta, BR-158, quilômetro 192 – manifestantes têm faixas e cartazes e estão convidando os caminhoneiros a aderirem ao movimento. Não há bloqueio, mas há lentidão no local.
Iraí, BR-386 – durante o dia, indígenas estiveram bloqueando o trânsito e liberando a cada 30 minutos.
Publicidade
Nova Santa Rita, BR-386, quilômetro 435 – manifestantes estão impedindo o fluxo de caminhões, mas outros veículos estão liberados.
Santa Cruz do Sul, RSC-287, quilômetro 105 – manifestantes estão ocupando o acostamento com caminhões, mas não há bloqueio.
Venâncio Aires, RSC-453, quilômetro 10 – caminhoneiros estão mobilizados, convidando os motoristas a parar por, pelo menos, 30 minutos. O trânsito flui normalmente.
Publicidade
LEIA MAIS: Grupo de caminhoneiros faz mobilização em Venâncio Aires