A Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, do Bairro Independência, em Santa Cruz do Sul, promoveu nessa terça-feira, 5, o primeiro Rosário Summit. O evento reuniu a comunidade escolar do município e de cidades como Rio Pardo e Estrela. A organização estima que pelo menos 500 pessoas participaram da ação, que ocorreu das 9 às 17 horas.
Para receber os estudantes, a instituição foi dividida em quatro espaços temáticos: Inovação, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Interação. Nesses locais, o público acompanhou palestras, oficinas e cases de instituições parceiras de Santa Cruz e região apoiadoras do evento. A grade de programação contou com cerca de 40 participações externas.
LEIA TAMBÉM: Gauten Innovation Day destaca a inovação no agronegócio
Publicidade
A ideia surgiu através de uma visita ao South Summit, em Porto Alegre, realizada pelo professor da Trilha de Administração e idealizador do Rosário Summit, Matheus Zavacki. Ele contou sobre sua experiência aos alunos, que adoraram a ideia do evento. Porém, para eles, seria difícil se deslocar a outras partes do Estado para participar de algo com essa proposta. Pensando nisso, Matheus, junto da equipe diretiva, mobilizou uma rede de contatos para tornar realidade a iniciativa na escola.
Ao levar uma parte do mundo real e corporativo para a instituição, Matheus enfatizou que é possível ampliar o horizonte dos estudantes. “Uma coisa é estudar teoria, outra é fazer eles entenderem a realidade dentro das empresas. Isso muda totalmente a visão”, comentou. Zavacki acredita que atividades diferentes, como o Rosário Summit, tornam o aprendizado muito mais atrativo.
LEIA TAMBÉM: Entrega do novo prédio da José Mânica fica para 2025
Publicidade
Conforme a diretora da escola, Gláucia Maria Etges, a ideia do evento é deixar o aluno formado integralmente, “sair dos conteúdos tradicionais e buscar essa formação profissional, prepará-los com responsabilidade, criatividade, curiosidade e a ética que o mundo da profissão precisa.” Segundo ela, os alunos são criativos, basta que os educadores os incentivem a criar, inovar e trazer novas ideias.
Ela destacou também que o colégio deve buscar atividades diferenciadas dentro do âmbito da Administração, para fomentar a criatividade e inovação. Em razão disso, os alunos da Escola Nossa Senhora do Rosário participam de iniciativas externas, como visitas a empresas.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro é atração nas comemorações de Vale do Sol
Publicidade
A escola recebeu alunos da região que apreciaram os espaços desenvolvidos para o Rosário Summit. Entre eles estavam Stéfani Saldanha e Evelyn Linhares, ambas de 16 anos e estudantes do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, de Rio Pardo. Durante a manhã, elas visitaram as salas de convivência. “Achei interessante o evento, muitas coisas diferentes. Gostei do espaço da biblioteca, conheci obras que nunca tinha visto”, comentou Stéfani.
Evelyn, que nunca tinha participado de um Summit, apreciou a experiência. “O evento permite conhecer outras pessoas e fazer amizades.” Sobre sua parte favorita da iniciativa, ela, que tem interesse em seguir na carreira de designer de moda, gostou do espaço para aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), prática incentivada pela Escola Nossa Senhora do Rosário.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.