Com o término do recesso escolar e a retomada do ano letivo na rede pública municipal de ensino na próxima semana, a ronda escolar se prepara para voltar à ação. Composta por uma viatura e dois guardas municipais, a ronda é um serviço diferenciado, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que atua exclusivamente na atenção às escolas, com o propósito de coibir casos de violência e uso e tráfico de drogas.
Conforme um cronograma elaborado previamente, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, a ronda atendimento prioritariamente as 25 escolas de ensino fundamental e as 20 escolas de educação infantil da rede municipal. Quando solicitada, porém, a ronda também presta apoio à Brigada Militar na atenção às escolas estaduais e particulares.
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Conforme o coordenador da Guarda Municipal, Eberson Pereira Gonçalves, o envolvimento da comunidade escolar com as questões de prevenção em segurança pública cresceu com a presença da ronda escolar. Através do WhatsApp, no número 9 9505-3516, o contato com os agentes é permanente. “Esse é um trabalho de extrema necessidade e importância e que estamos constantemente aperfeiçoando. Os agentes foram selecionados com base na experiência e qualificação técnica e têm um olhar diferenciado para atuar junto a crianças e adolescentes”, explicou.
Gonçalves também ressaltou que o estreitamento das relações dos agentes de segurança com as equipes diretivas e com o quadro pedagógico das escolas permite um conhecimento mais aprofundado acerca das particularidades de cada bairro, potencialidades e vulnerabilidades.
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Com o retorno das aulas, outra também vai voltar com força total no segundo semestre do ano. É o projeto Guarda Costas – Construindo uma Cultura de Paz, que surgiu em 2018, com o objetivo de trabalhar a segurança preventiva dentro das instituições de ensino e de aproximar os agentes da comunidade. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação, Setor de Fiscalização de Trânsito, Unisc e voluntários.
“Esse projeto é muito importante porque ajudou a desmistificar a figura do agente de segurança. Antes, havia resistência dos alunos, especialmente nos momentos de abordagem, até porque muitas crianças não conheciam o nosso trabalho. É muito bom poder contribuir para além da segurança preventiva, mas também com o processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou.
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