Ilópolis sediou a 44ª Romaria da Terra nessa terça-feira, 1º. O município do Vale do Taquari faz parte da Diocese de Santa Cruz do Sul, que recebeu o evento pela terceira vez. A última havia sido em 2005, em Cruzeiro do Sul. No ano passado, a celebração religiosa foi cancelada e transferida em razão da pandemia.
A romaria teve início às 7h30, com a chegada das caravanas. Participaram em torno de 1,5 mil pessoas de diversas dioceses do Estado. Em função do clima, a romaria foi realizada no Centro Comunitário da Comunidade Católica. A programação terminou com a missa às 10h30, presidida pelo bispo Dom Aloísio Dilli e outros sete bispos. Na sequência, os participantes visitaram as tendas de exposição e puderam desfrutar das belezas do Parque do Ibama, onde foi realizada a celebração.
LEIA MAIS: Romaria da Terra é transferida para 2022 por causa da pandemia
Publicidade
Agricultura familiar e agroecologia: sinais de esperança foi o lema da romaria em 2022. A escolha ocorreu pela forte presença da produção de erva-mate em Ilópolis, em propriedades essencialmente familiares. São 30 ervateiras no município. “Precisamos incentivar os jovens. Precisamos investir e motivar a juventude, para que permaneça na agricultura. Precisamos dar condições a eles, que serão os sinais de esperança na próxima geração”, disse o padre Roque Hammes, da paróquia São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires.
Outro lema trabalhado neste ano foi Irmãos e irmãs, cuidamos da mãe Terra. A inspiração foi o papa Francisco, que abordou o tema na encíclica Laudato Si, convocando a humanidade a cuidar do meio ambiente. A Romaria da Terra ainda contou com o banco de sementes crioulas, um incentivo para a produção sem agrotóxicos e transgenia, o que proporciona uma alimentação saudável.
O local da próxima romaria ainda não foi confirmado. Deve ficar entre as dioceses de Caxias do Sul e Vacaria.
Publicidade
LEIA MAIS: Romaria da Terra é adiada por causa do coronavírus
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade