Os leitores da Gazeta do Sul, e também da Gazeta da Serra, com sede em Sobradinho e que circula em toda a região Centro-Serra, receberam nessa semana um presente que se pode chamar de especial. O Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra 2022, que esteve encartado na edição de quinta-feira, 30, no primeiro e na edição dessa sexta-feira, 1º, do segundo jornal, oferece à população acesso a um compilado, a um consolidado de informações extremamente relevantes para todo aquele (gestor público ou privado, ou ainda pesquisador, além, claro, dos cidadãos em geral) que queira se manter atualizado em relação ao perfil da economia e das potencialidades e das oportunidades em cada um dos municípios dessas áreas.
O Guia tem se mostrado, a cada ano, como uma das publicações mais completas e panorâmicas dos indicadores dessas regiões. E é assim há 26 anos, período pelo qual essa iniciativa editorial da Gazeta já se estende. Desde o princípio aos cuidados do nosso colega jornalista Otto Tesche, seguramente um dos profissionais de imprensa mais bem identificados com cada recanto, urbano ou de interior, do Vale do Rio Pardo e também do Centro-Serra, o Guia efetiva, concretiza, aquilo que tanto se salienta e tanto se defende em realidade de Brasil, e de mundo: a transparência, o compartilhamento regular de dados socioeconômicos e técnicos sobre cada localidade, sem camuflar, sem estimar por alto, como é de praxe em tantas instâncias públicas. Para que haja confiança, para que ocorra justiça em termos de políticas públicas e efetivo domínio sobre as características e oportunidades apresentadas por cada município, dos maiores aos menores, é imprescindível que as administrações públicas e também os organismos e as entidades locais mostrem o que, quem e como são.
Afinal, para que ocorra o progresso, para que o desenvolvimento em termos de infraestrutura, logística, educação, saúde, turismo, lazer e atividades esportivas seja plenamente alcançado, cumpre que cada município mostre como é. E o mostre não apenas para dentro, para os seus, mas principalmente para a região, o Estado e o País. O Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra cumpre esse papel, e a Gazeta Grupo de Comunicações tem o prazer e o privilégio de compartilhar tal publicação, com a qualidade que cada leitor pode avaliar e apreciar, com a população e com os tomadores de decisão. Que estes, os da região e os das instâncias estaduais e federais, possam se orientar pelas informações gerais, e preciosas, que dão indicativos dos mais variados setores e nichos econômicos dessas duas áreas, que, afinal, englobam 28 localidades. Dos formidáveis produtos agrícolas, com destaque para tabaco, grãos, hortigranjeiros e itens da pecuária, às pedras preciosas, do turismo à industrialização, hoje projetada para o mundo todo, essas duas regiões são exemplos de um Brasil que dá muito, mas muito certo!
Publicidade
Bem por isso, desejamos que os leitores possam conservar próximo às mãos, ao longo de todo o ano, esse valioso produto editorial, que há de ter vida longa, e circular a cada novo ano. Bom final de semana!
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.