A tarde deste sábado, 13, será ocasião para prestigiar o lançamento de Entrevistos: conversas com escritores, do jornalista Romar Rudolfo Beling, na 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. É uma seleção de entrevistas e registros de palestras com grandes nomes da literatura internacional, feitos ao longo de três décadas. Alguns textos foram publicados na Gazeta do Sul, outros são inéditos. A sessão de autógrafos começará às 14 horas, na Praça Getúlio Vargas. Posteriormente, a obra estará disponível nas livrarias da cidade, pelo preço de R$ 49,90.
LEIA TAMBÉM: Previsão é de boas vendas e grande público no último fim de semana de Feira do Livro
Atual gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações, Romar Beling teve a oportunidade de conhecer escritores de renome em eventos diversos, palestras, colóquios ou feiras do livro. Este primeiro volume de Entrevistos reúne conversas com 20 autores estrangeiros. Os portugueses José Saramago e Gonçalo Tavares, o peruano Mario Vargas Llosa, o moçambicano Mia Couto, o francês Luc Ferry, os israelenses Amós Oz e David Grossman são alguns dos nomes presentes. Um segundo livro, dedicado exclusivamente a escritores brasileiros, deve ser lançado em 2024.
Publicidade
Romar observa que as conversas captam “instantâneos do pensamento e do olhar de muitos intelectuais que admiro, e que seguirei admirando”. E ressalta a contribuição para o aperfeiçoamento pessoal. “Com todos eles, aprendo, aprendo sobre mim, não com a soberba do conhecimento, mas com a sabedoria da ponderação.” Em boa parte das entrevistas realizadas, Romar contou com a colaboração do fotógrafo Lula Helfer, responsável pelas imagens que ilustram a edição. A capa do livro foi elaborada pelo professor universitário Rudinei Kopp, e a publicação é da Editora Gazeta.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: confira entrevista com a personalidade incentivadora da leitura da 34ª Feira do Livro
Vale lembrar que Romar também é o escritor homenageado da 34ª Feira do Livro. Reconhecimento devido não só por sua produção, que inclui obras de poesia, mas pelo constante trabalho de divulgação e estímulo à literatura. Nesse sentido, esteve envolvido em vários projetos, como a série de coletâneas Nem te conto, maior reunião de autores locais que já houve em Santa Cruz.
Publicidade
Importante também lembrar de seu empenho na Editora Gazeta, conhecida pelos anuários do setor agrícola, mas que também publicou obras literárias de qualidade de autores pouco conhecidos no Brasil, como Gaetano Longo e Virgilio López Lemus. (Confira mais informações e uma entrevista com Romar na página 3.)
LEIA TAMBÉM: Romar Beling é o autor homenageado na 34º Feira do Livro
Independentemente da época em que as entrevistas foram produzidas, é sempre interessante conhecer o pensamento de escritores que influenciam o debate cultural. O turco Orhan Pamuk (Prêmio Nobel de Literatura em 2006), por exemplo, vê o surgimento de uma “nova literatura” a partir de países antes considerados periféricos, como Brasil, México e a própria Turquia. “Até agora, a imagem que se tinha era que a alta literatura era produzida na América do Norte, nos Estados Unidos ou na Europa, mas este quadro está mudando.”
Publicidade
Por sua vez, o argentino Federico Andahazi – conhecido pelo romance O anatomista – mostra preocupação com a falta de interação cultural entre países latino-americanos. ‘Temos um sério problema. É muito mais fácil conseguir, no Brasil ou em Buenos Aires, livros de autores americanos ou europeus do que livros de nossos autores do país vizinho.”
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: confira entrevista com a patrona da 34ª Feira do Livro
Já o israelense Amós Oz (falecido em 2018) reforça sua profissão na arte literária, durante fala no ciclo de estudos Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre, em 2017. “Qual é a dádiva da literatura? Se a obra for bem escrita, leva o leitor a uma jornada fascinante pela alma de pessoas, países, culturas diferentes. Ela nos torna mais abertos para os outros, e logo para nós mesmos.”
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.