A sociedade brasileira acompanhou atentamente, ao longo da semana, as tratativas que resultaram na aprovação, pela Câmara dos Deputados, do texto-base da proposta de reforma tributária. Pelas implicações na esfera econômica e social e nas pretensões para o desenvolvimento regional, estadual e nacional, é uma das medidas mais longamente acalentadas por setores públicos e privados no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Um romance de Modiano que já nasce clássico
Como tal, organismos, entidades e instituições discutem, debatem e avaliam o novo documento. Em Santa Cruz do Sul, no Memorial da Unisc, líderes encontraram-se em audiência pública sobre o tema, proposta pela comissão especial da Assembleia Legislativa gaúcha que monitora as tratativas na esfera federal. O jornalista Iuri Fardin e o fotógrafo Rodrigo Salis acompanharam a reunião na Unisc e compartilham na página 4 desta edição aspectos levantados por autoridades. Ao mesmo tempo, na página 5, detalhamos os pontos mais importantes do texto-base da reforma.
Publicidade
Se na esfera econômica e nas perspectivas para o desenvolvimento nacional a semana foi intensa em debates e expectivas, no âmbito regional a infraestrutura tem sido tema recorrente. Ao longo de anos, a Gazeta do Sul tem repercutido a inquietação da comunidade com as deficiências logísticas associadas à má conservação de estradas e rodovias, ainda mais tendo em vista que estas restaram como a única alternativa de mobilidade. Outros modais são de tal forma incipientes em realidade gaúcha que mal podem ou merecem ser considerados. Assim, se a sociedade é (ou está) refém de se deslocar por rodovias, era de esperar que estas ao menos estivessem em boas condições de trafegabilidade. O que, definitivamente, não é o caso. Para ampliar a atenção dada a esse assunto, a Gazeta inaugurou na edição de sexta-feira uma série, Caminhos do Desenvolvimento, através da qual nossa equipe vai mirar com uma lupa, por assim dizer, e de forma constante, as condições das principais vias de deslocamento em toda a região.
LEIA TAMBÉM: Romar Beling: “Atenção aos rumos do tabaco”
Mesmo que os temas da socioeconomia se imponham e requeiram engajamento, nem por isso o ambiente cultural se revela menos merecedor de aplausos. Como a jornalista Caroline Garske evidencia na reportagem especial desta edição, na próxima sexta-feira será inaugurada a Pinacoteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Não seria exagero afirmar que é a concretização de uma das mais longamente acalentadas iniciativas da área artística e cultural na região, e que posiciona Santa Cruz na vanguarda no Estado e no País. Em todas as áreas, em todas as frentes (como é também o caso do audiovisual, com a implantação da Santa Cruz Film Comission, tema da capa do suplemento Magazine, nesta edição), a cidade e a região respiram arte e cultura, o que, convenhamos, é fundamental, imprescindível, para a qualidade de vida, como um oxigênio para a educação e a abertura de mentes.
Publicidade
LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BEHLING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade