No último sábado, dia 23 de novembro, um fato político que se especulava foi confirmado: a desfiliação do advogado Rogerio Barbieri Carniel do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Sobradinho. De acordo com informações obtidas junto a interlocutores e lideranças tucanas do município, apurou-se que não houve nenhum desentendimento interno, mas um passo que, talvez, culmine com a possibilidade de construção da tão falada terceira via. Importante salientar que Rogerinho Carniel militou por anos no MDB, tendo sido o coordenador da campanha de Ivan Trevisan (PDT) e Iboré Trindade (PT) em 2012 e um dos articuladores da ação que culminou com a impugnação de Jorge Pohlmann (PP) e de Gilvan Trevisan (PTB) nas eleições daquele ano.
Além disso, foi o coordenador da campanha vitoriosa de Luiz Affonso Trevisan (MDB) e Jurandir Serena (PSB) na eleição de 2013 e um dos responsáveis pela aliança entre MDB/PSB/PDT/PT que conquistou o Poder Executivo Municipal após oito anos de administração progressista. Cabe lembrar, ainda, que após alguns fatos ainda não muito bem esclarecidos, Carniel deixou o MDB em 2015 e foi um dos fundadores do renovado PSDB em Sobradinho, tendo coligado com o PP de Miguel Vieira e com o PSB de Alencar Furlan na eleição de 2016, ocasião em que foi eleita a primeira vereadora tucana no município: Noeli Teichmann, que este ano renunciou ao mandato.
Especula-se que Rogerinho Carniel nunca se sentiu confortável junto à direita municipal, sendo uma das razões que tenha pesado na decisão do último sábado, além do descontentamento com o partido em níveis federal e Estadual. O atual Vice-Presidente do PSDB, Carlos Lindemann, assumiu interinamente a presidência do partido. A reportagem do jornal Gazeta da Serra entrou em contato com Rogerinho Carniel que confirmou a sua desfiliação. Ainda, verificou-se que PT e PSB têm conversado com ele, além de algumas lideranças do PTB e do MDB. É… 2020 promete.
Publicidade
This website uses cookies.