Roger Machado vai comandar o primeiro treino pelo Internacional na tarde desta quinta-feira, 18, no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Com ele, estarão o preparador físico Paulo Paixão, o auxiliar Adaílton Bolzan e o analista de desempenho Guilherme Marques, vindos do Juventude. Além do auxiliar Roberto Ribas, que trabalhou com Roger no Grêmio. O novo técnico já terá uma decisão importante a tomar. No sábado, 20, o time visita o Botafogo pelo Brasileirão, às 18h30.
LEIA MAIS: Eleno Hausmann, credenciado à cobertura da Olimpíada pela Gazeta, parte rumo a Paris
O jogo é no Estádio Nilton Santos, de gramado artificial, contra o líder do campeonato. Três dias depois, decide o futuro na Copa Sul-Americana na partida de volta com o Rosario Central, no Beira-Rio. A nova comissão terá de decidir o planejamento para esses dois compromissos. A apresentação oficial será ainda nesta quinta-feira, às 19 horas.
Publicidade
Desafios
Com contrato até dezembro de 2025, Roger Machado terá alguns desafios para superar no Beira-Rio. Um deles é a dificuldade de transformar as chances em gols. Outro problema tem sido furar os esquemas defensivos dos adversários. Mais um item na lista é fazer Alan Patrick, Borré e Valencia jogarem juntos. Roger gosta do esquema 4-2-3-1. Com Alan Patrick centralizado, Valencia seria o favorito a ser deslocado para uma das pontas.
LEIA MAIS: Jony Machuca acerta com o União Corinthians
Roger já passou por clubes grandes como Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras e Fluminense. No Tricolor, já viveu um momento em que o clube passava por uma seca de títulos. Tudo isso será revivido no Colorado, aliada a uma parcela da torcida sem paciência e um ambiente político conturbado. A promoção dos jovens tem sido um problema do Inter nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que lançar jogadores na atual fase colorada, de ausência de conquistas, é mais complexo, há promessas, como o volante Luís Otávio, os meias Gabriel Carvalho e Yago Noal, e o centroavante Ricardo Mathias, que necessitam de minutos em campo para se desenvolverem.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Números
Roger Machado vai para o oitavo clube na carreira. Ex-jogador com história no rival colorado, iniciou a carreira como treinador oficialmente há 10 anos, no mesmo Juventude que acabou de deixar. Em 2014, assumiu o time alviverde por algumas partidas na Série C daquele ano. Em seguida, teve passagem pelo Novo Hamburgo no Gauchão, até chegar ao Grêmio pela primeira vez. Treinou o clube no qual foi ídolo como atleta entre 2015 e 2016.
LEIA MAIS: Grêmio enfrenta o Corinthians e o Juventude encara o Fluminense nas oitavas da Copa do Brasil
Publicidade
Na sequência, foi contratado pelo Atlético-MG e em Belo Horizonte conquistou o primeiro título como treinador. No caso, o Campeonato Mineiro de 2017. Demitido no meio daquela temporada, voltou a trabalhar em 2018, no Palmeiras. Outra vez, deixou o clube em meados do ano. De volta em 2019, assumiu o Bahia e permaneceu mais uma temporada, sendo bicampeão baiano. Depois de mais uma saída, como era de praxe, esperou o ano seguinte para aceitar um novo convite. Em 2021, foi para o Fluminense, onde também havia atuado como jogador.
LEIA MAIS: Alexandre Mendes cita melhora do segundo tempo como base para recuperação do Grêmio
Por fim, as experiências mais recentes de Roger Machado foram no Rio Grande do Sul. Em 2022, retornou ao Grêmio e foi campeão gaúcho. Porém, na reta final da campanha na Série B, acabou demitido. O treinador passou 2023 inteiro sem treinar nenhuma equipe, até voltar ao Juventude 10 anos depois do começo de carreira. Finalista do Gauchão, eliminou o Inter duas vezes, no estadual e na Copa do Brasil. O contrato com o Colorado vai até o final de 2025.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙