Esportes

Roger Machado lamenta baixa produção ofensiva do Grêmio

Após o empate do Grêmio em 0 a 0 com a Chapecoense, o técnico Roger Machado admitiu que a produção ofensiva foi muito abaixo do esperado. O treinador explicou que sua estratégia no segundo tempo foi esperar as trocas da Chapecoense para fazer as mudanças colocando jogadores velozes descansados, como Elias e Janderson, mas lamentou que a equipe não tenha aproveitado nenhuma situação de contra-ataque. Com o empate em Chapecó, o Grêmio foi a 37 pontos e está a oito do líder Cruzeiro. A diferença, porém, pode aumentar para 11 caso o líder vença o Brusque, em Santa Catarina, no sábado. O Tricolor também pode perder a vice-liderança caso Bahia e Vasco vençam na rodada.

“Nós não ficamos atrás, o adversário nos empurrou para trás. A gente não optou por ficar lá atrás. A ideia era conseguir sair, quando fizemos isso levamos perigo, mas do contrário era saber levar um ponto para casa. O que deixamos de fazer foi controlar a bola no nosso pé devolvendo para o adversário. Não ficamos atrás por desejo, mas por imposição do adversário”, avaliou. “Depois dos 30 do segundo tempo, que a gente colocou umas peças mais descansadas e optei por colocar o Elias na frente, achei que poderíamos encaixar um contra-ataque. A conversa no vestiário foi manter o equilíbrio defensivo sem mexer e após as trocas do adversário promover mudanças pensando no contra-ataque para vencer a partida, mas não foi possível. Pelo que vínhamos produzindo até a expulsão, penso que nossa chance de vitória seria muito aumentada com 11”, complementou.

Roger Machado Roger não se arrependeu da decisão tomada após a expulsão de Bitello, de tirar Campaz para a entrada do volante Lucas Leiva. “Faria a mesma substituição. Entendi que estabelecendo o setor com um volante e deixando o Diego (Souza) na frente para ser o suporte de apoio para sairmos pelos lados, sem perder a disputa de primeira bola, além da altura para defender as bolas paradas. Por tudo isso, eu repetiria a mesma substituição”, declarou.

Publicidade

Lucas Leiva avaliou como um bom resultado, por conta da situação da partida. O volante começou mais uma vez no banco de reservas, mas precisou ingressar no lugar de Campaz logo depois da expulsão de Bitello. Na saída de campo, valorizou o ponto conquistado. “O jogo foi difícil. Jogamos uma hora com um a menos. Poderíamos ter matado o jogo com o Diego Souza. Chegamos aos 15 jogos sem perder, então vamos valorizar esse ponto. Temos que buscar a vitória sempre. Nosso time tem essa condição. Agora é trabalhar bem e buscar os pontos que deixamos aqui lá em Campinas”, analisou.

O zagueiro Pedro Geromel teve o contrato renovado automaticamente. Na última renovação, o vínculo tinha um gatilho que ampliava o contrato por mais uma temporada caso o defensor atuasse em 60% dos jogos do Tricolor em 2022, o que foi garantido em Chapecó. O acordo, assim, foi prorrogado até o final de 2023. Geromel, que vai completar 37 anos em setembro, fez seu 33º jogo neste ano, o que assegura que, mesmo sem entrar mais em campo no restante do ano, ele já tenha alcançado o número exigido para renovar de forma automática seu contrato. O Grêmio, até agora, disputou 37 partidas e fechará a temporada com 55 jogos.

Sem Bitello, Lucas Leiva deve ser titular na próxima partida
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Vice de futebol vê expulsão de Bitello e lesão de Ferreira como determinantes

Para o vice de futebol Denis Abrahão, a expulsão do volante Bitello, além da lesão do atacante Ferreira, foram determinantes para que o Tricolor terminasse mais uma partida na Série B sem conquistar os três pontos. Durante a entrevista, o dirigente admitiu ter feito uma “visita” no vestiário do árbitro Paulo Roberto Alves Júnior para entender alguns critérios. Abrahão discordou do amarelo dado a Nicolas pelo “contato” no bandeirinha ao tentar bater um lateral no segundo tempo.

Publicidade

“Nós jogamos 68 minutos com 10 jogadores contra 11. O Grêmio teve um ponto ganho aqui. Só não teve um melhor resultado devido a expulsão e também devido a lesão do Ferreira”, afirmou. “Ele não pode recuar um pouquinho? O jogador não ia ultrapassar o local dele, mas o local oficial pra bater a lateral era onde estava o bandeira. E o bandeira ficou parado, provocando o Nicolas. Isso, para mim, é autoritarismo”, reclamou do assistente João Fábio Machado Brischiliari.

Abrahão comentou sobre a folga no calendário. “Esses dez dias serão muito importantes para nós. Será um período de treinamento intenso para aprimorarmos a preparação física de alguns jogadores, principalmente os recém-chegados. E também para treinar um novo modelo, pois o Bitello foi expulso. Teremos de ter uma nova formatação”, declarou. O dirigente voltou a afirmar que o ciclo de contratações visando à sequência da temporada foi encerrado. “A janela está aberta, mas as contratações que nós entendíamos que podíamos fazer, nós já fizemos. Volto a dizer que se tivermos a oportunidade de contratar um jogador importante, dentro das condições do clube, nós faremos”, concluiu.

Recuperação de jogadores será prioridade na pausa

Com dez dias livres após o empate com a Chapecoense e antes do confronto diante do Guarani, o Grêmio definiu um planejamento para atacar pontos específicos da equipe e voltar a vencer fora de casa pela Série B. Para a partida, o técnico Roger Machado não contará com Bitello, suspenso, e pode não ter Ferreira, que deixou o jogo diante da Chapecoense com desconforto muscular na coxa e passará por exame de imagem.

Publicidade

Uma das prioridades durante o período sem jogos será a recuperação de jogadores. Brenno, Edílson e Elkeson serão preparados e voltam a ser opção em Campinas. Além disso, atletas como Lucas Leiva, Guilherme e Thaciano também aproveitarão o período para intensificar os trabalhos físicos. Kannemann, por outro lado, segue entregue ao Departamento Médico e ainda não tem prazo para voltar.

Outro ponto que receberá atenção especial é a movimentação tática do time. Roger Machado pretende trabalhar aspectos específicos da equipe e praticar a repetição de conceitos com os jogadores. O momento ofensivo é uma das preocupações, especialmente nos jogos longe da Arena. Na Série B, o Tricolor só venceu uma partida fora de casa, diante do Operário-PR, no dia 27 de abril.

Pedro Geromel teve cláusula de renovação automática ativada
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Zagueiro Emanuel é negociado com clube da Bulgária

Em processo de reformulação do grupo, o Grêmio negociou o zagueiro Emanuel para o futebol da Bulgária. Sem previsão de aproveitamento no grupo principal, o defensor rescindiu seu contrato com o Tricolor e assinou por três temporadas com o Spartak Varna, que disputa a primeira divisão do país. O clube gaúcho não recebeu nenhum valor pela transferência, mas mantém um percentual dos direitos econômicos do jogador de 22 anos.

Publicidade

Emanuel, conhecido como Manu na base do Grêmio, era apontado como um jovem promissor. O zagueiro nunca teve oportunidades no time principal. Contratado após se destacar pelo time do Desportivo Brasil na Copa São Paulo de 2016, o defensor era elogiado pela capacidade técnica e teve cogitada a utilização com Vagner Mancini na pré-temporada.

LEIA MAIS: Grêmio negocia Rildo com o Santa Clara, de Portugal

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.