Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMUNICAÇÃO

Rodrigo Vianna é craque da narração no rádio e na TV

Vianna, supervisor de Esportes da Rádio Gazeta FM 107,9, também narra para TV

Os ouvintes da Rádio Gazeta FM 107,9 acostumaram-se a acompanhar nas jornadas esportivas da emissora a entusiasmada narração do comunicador Rodrigo Vianna. Além de estar em ação junto ao microfone, descrevendo partidas das duplas Ave-Cruz ou Gre-Nal, bem como de outros clubes e de diferentes modalidades, é o supervisor de Esportes da emissora, auxiliando na coordenação de todos os demais colegas.

O que nem todos talvez saibam é que o vozeirão de Vianna também ganha o Brasil em jornadas pela TV. Há cerca de quatro anos ele é um dos âncoras da narração do canal carioca Nosso Futebol, que, entre outras competições, exibe jogos da série C do Campeonato Brasileiro. Nesse caso, Vianna é escalado prioritariamente para jogos de equipes do Rio Grande do Sul (são três: Caxias, Ypiranga e São José).

LEIA TAMBÉM: FGF anuncia tabela para retomada da Série A2 no Campeonato Gaúcho

Publicidade

Mas neste domingo, 26, por exemplo, será possível ouvi-lo em atuação na partida entre o Figueirense, de Florianópolis (SC), e a Ferroviária, de Araraquara (SP), a ser realizada às 16h30, na capital catarinense. As transmissões podem ser acompanhadas em diferentes plataformas de streaming.

Em seu período de vínculo com o canal, já narrou partidas de diversos estaduais, como os de Goiás, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará. E, em especial neste início de ano, descreveu para os telespectadores vários jogos da Copa do Nordeste.

Ele narra as partidas a partir de estrutura montada em sua casa, em sistema que se convenciona chamar de tubo, quando a imagem chega por uma TV ou pela internet, a distância. Principalmente quando as jornadas envolvem clubes gaúchos, seu colega na escala é o comentarista Cléber Grabauska, figura igualmente conhecida do jornalismo esportivo, inclusive como plantonista.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cascavel pode perder seis pontos na Série D do Brasileiro e beneficiar o Avenida

Vianna comenta que a narração de partidas de futebol em TV guarda bastante diferença em relação ao rádio. “Primeiro porque não se precisa detalhar tanto, ou descrever muito as jogadas, pois o espectador está vendo o que ocorre. É quase que uma espécie de bate-papo com o comentarista, e que quem assiste acompanha”, diz. E ressalta que ter a oportunidade de acompanhar jogos de diferentes estados do Brasil, tanto das capitais quanto do interior, agrega uma experiência muito interessante para a sua atuação junto à Gazeta FM 107,9.

“Tem até mesmo o aspecto das culturas regionais diferentes: sempre se aprende algo valioso, que também posso compartilhar com nossos tradicionais ouvintes da Rádio Gazeta, que é nada mais nada menos do que a emissora mais lembrada do interior do Rio Grande do Sul no Top of Mind.”

Publicidade

Dos gramados para junto do microfone

A relação de Rodrigo Vianna com a Rádio Gazeta já se estende por mais de duas décadas. Ele é natural de Guarapuava, no Paraná, onde seu pai, Geraldo, que atuava junto à área de telefonia, então trabalhava. A mãe, já falecida, era da região metropolitana de Curitiba. Posteriormente a família (tem três irmãos, Rafael, Gustavo e Pedro) retornou ao Rio Grande do Sul, e por fim se fixou em Santa Cruz, onde o pai, aposentado, também reside. E Vianna, claro, curte a sua rotina familiar na companhia da esposa Manuela Hammes e do filho Gabriel, de dez meses.

LEIA TAMBÉM: Genoma mantém rotina de treinamentos para competições

Ele chegou a atuar como atleta profissional, com passagens por clubes de futebol do Estado e até do Uruguai. Quando se afastou dos gramados, ingressou no curso de Comunicação Social da Unisc. Então, por volta de 2003, chegou à Rádio Gazeta, onde assumiu posto como narrador. Em 2009, por um ano ficou afastado da emissora, quando foi para o Rio de Janeiro e, entre outras experiências, trabalhou no canal Esporte Interativo, na transmissão de diferentes modalidades nacionais e internacionais.

Publicidade

Foi naquela ocasião que conheceu os atuais gestores e empresários do canal Nosso Futebol, então seus colegas de Esporte Interativo. Alguns anos mais tarde, quando eles investiram em uma nova estrutura de transmissão televisionada, convidaram-no para contribuir, cientes de seu perfil diferenciado e do amplo conhecimento sobre o esporte gaúcho em geral.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile