Pela primeira vez em décadas, um presidente da Câmara de Santa Cruz foi eleito por unanimidade. Vereador de primeiro mandato e integrante da oposição, Rodrigo Rabuske (PTB) vai dirigir o parlamento municipal em 2022, graças ao acordo entre as maiores bancadas, que prevê um rodízio na presidência ao longo da legislatura. Pela composição eleita para a Mesa Diretora, Luís Ruas (PSD) será vice-presidente, Raul Fritsch (Republicanos) será primeiro secretário e Cleber Pereira (DEM) será segundo secretário.
Estreante na Câmara, Rodrigo Rabuske tem 33 anos e é natural de Pinheiral, onde trabalhou com fumicultura e despontou como líder comunitário. Atuou na Associação Esportiva Recreativa Pinheiral, foi festeiro da comunidade e presidiu o Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin). Filiou-se em 2014, foi presidente do PTB Jovem e assessorou, na Câmara, o ex-vereador Mathias Bertram, de quem é amigo de infância. A candidatura em 2020 foi a primeira de sua vida e acabou por herdar a cadeira de Mathias, que concorreu a prefeito.
Formado em Ciências Contábeis e professor da Faculdade Dom Alberto, Rabuske também integrou a equipe do deputado federal Marcelo Moraes, em Brasília. Enquanto vereador, idealizou e preside a Frente Parlamentar pela Desburocratização e conseguiu aprovar leis voltadas à transparência no setor público, como a que tornou obrigatória a divulgação da lista de pacientes que aguardam por procedimentos no SUS e a que prevê a divulgação de informações a respeito de obras públicas.
Publicidade
Confira o áudio com a entrevista completa:
LEIA MAIS: Vereadores aprovam orçamento de 2022 e mais 20 projetos
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade