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Rodovias e aeroporto estão na lista de concessões do governo federal

Uma das rodovias importantes para a região do Vale do Rio Pardo está no pacote do governo federal que prevê concessões a serem realizadas a partir do próximo ano. A BR-386, que faz a ligação com a Região Metropolitana, é uma das quatro estradas no Rio Grande do Sul que devem voltar a ser administradas pela iniciativa privada. A expectativa é de que os editais sejam lançados no primeiro semestre de 2017. O Programa Crescer, detalhado ontem, prevê ainda concessões de aeroportos, como o Internacional Salgado Filho, na Capital.

No Estado estão incluídas quatro rodovias: a BR-101 (entre Osório e Torres), a BR-116 (entre Porto Alegre e Camaquã), a BR-290 (entre Osório e Porto Alegre) e a BR-386 (de Canoas a Carazinho). A extensão total é de 581 quilômetros. As concessões teriam duração de 30 anos para as rodovias. A expectativa do governo é arrecadar R$ 4 bilhões só com as estradas. Os editais das rodovias devem ser lançados ainda no primeiro semestre de 2017, com os leilões ocorrendo no segundo semestre.

Os locais que receberão os novos pedágios deverão ser selecionados a partir dos trechos de maior movimento. Dessa forma, é possível estabelecer uma tarifa com valor mais reduzido. Na BR-386, foram desativadas em 2014 as praças de Sarandi, Soledade, Marques de Souza e Fazenda Vilanova. A tendência é que o trecho Tabaí-Canoas, por ser o mais movimentado da BR-386, passe a ter pedágio no futuro.

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O diretor da Delegacia Sindical do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas (Setcergs) em Santa Cruz, Alaor Canez, considera positivas as concessões à iniciativa privada. “A BR-386 é uma rodovia muito importante para nós. Estamos lutando para consolidar um polo logístico na região.”

No caso dos aeroportos, está previsto investimento de R$ 1,6 bilhão para ampliação e manutenção do Salgado Filho. As receitas estimadas ao longo dos 25 anos de concessão são de R$ 12 bilhões. Além de Porto Alegre, os aeroportos de Salvador, Fortaleza e Florianópolis serão concedidos. Durante a primeira reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o presidente Michel Temer avaliou o programa como um passo na retomada do crescimento econômico e na geração de empregos.

E a BR-290?

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A BR-290, que corta o Vale do Rio Pardo, em Pantano Grande, também foi anunciada como uma das rodovias que passarão por concessão. No entanto, o trecho previsto é aquele entre Osório e Porto Alegre. O trajeto de 115 quilômetros entre Pantano Grande e Eldorado do Sul, onde está sendo realizada a obra de duplicação, não está entre os previstos. O repasse lento de recursos pelo governo federal tem sido um dos entraves para o andamento da obra, que tem previsão de duração de três anos. No fim de 2013, foram desativados os pedágios da BR-290, no quilômetro 129, em Pantano Grande, e no quilômetro 224, em Eldorado Sul.

O primeiro pacote de Temer

O pacote de privatizações anunciado por Michel Temer inclui 32 projetos nas áreas de energia, aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e mineração. A previsão é que parte desses projetos seja leiloada em 2017 e o restante no primeiro semestre de 2018. As maiores novidades do programa, chamado de Crescer, estão na área de saneamento básico, com a concessão das companhias de água e esgoto em três estados. De acordo com o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, a meta do governo é arrecadar R$ 24 bilhões com concessões no próximo ano.

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