Com o lema “lugar de mulher é onde ela quiser”, o Rodeio Estrelas do Laço, realizado em Cachoeira do Sul, chega à segunda edição este ano. O evento, destinado para participantes mulheres, ocorre de 18 a 21 de outubro no Parque da Fenarroz. Em entrevista à Rádio Gazeta na tarde desta quinta-feira, 26, a organizadora Leidy Valmarques Festinalli afirmou que 99% das participantes são do público feminino. “Homens só participam de modalidades como mãe e filho ou casal”.
LEIA MAIS: CTG Rincão da Alegria faz o Rodeio Laço de Inverno
No ano passado, aproximadamente 15 mil pessoas prestigiaram as 328 laçadoras que participaram do rodeio. Elas vieram de seis estados, além dos países Paraguai, Argentina e Uruguai. A expectativa para este ano é que tanto a quantidade de público quanto das participantes aumente.
Publicidade
O que motivou a criação de um rodeio apenas para mulheres foi a falta de representatividade que o público feminino tinha em rodeios normais, sempre comandados por homens. “A gente buscou esse espaço para valorizar a mulher. Frequentando os rodeios, eu sentia uma desvalorização”, disse Leidy. Prova disso foram os questionamentos de entidades tradicionalistas antes de ser realizado o primeiro evento. “Tivemos muitos enfrentamentos, foi muito difícil”, relatou.
Ouça a entrevista na íntegra:
Publicidade