A Prefeitura de Santa Cruz do Sul cortou na manhã deste sábado, 6, uma das tipuanas que compõem o Túnel Verde da Rua Marechal Floriano, no Centro. A situação chamou a atenção de pedestres que circulavam pela via, além de alterar o trânsito durante o serviço nas proximidades do entroncamento com a Rua Ramiro Barcelos.
Conforme o titular da pasta da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Jaques Eisenberger, a árvore estava com risco iminente de cair em cima da estrutura de uma agência bancária. “Ela já estava escorada no prédio. ´Tínhamos um laudo da Defesa Civil apontando a necessidade da retirada.”
LEIA TAMBÉM: Análise técnica aponta que “associação de fatores” causou queda de tipuana em frente ao Palacinho
Publicidade
Tipuanas do Túnel Verde
Em reunião com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz, o Conselho Municipal do Meio Ambiente adotou a ideia de criar um grupo de trabalho para discutir a manutenção do Túnel Verde da Marechal Floriano, um dos principais pontos turísticos da cidade. Os membros do conselho aprovaram a proposta. A intenção é discutir a gestão do plantio de árvores em todo o município.
“Queremos discutir não só o Túnel Verde, mas toda a arborização de Santa Cruz. Que se monte uma gestão, que se aumente a arborização no município e também se pense na parte turística. Uma das sugestões encaminhadas pelo conselho foi criar ruas temáticas visando a parte turística. A ideia é plantar espécies com uma floração diferente.”
LEIA TAMBÉM: VÍDEO E FOTOS: queda de tipuana bloqueia trânsito no Centro de Santa Cruz
Publicidade
Ainda segundo o presidente do Conselho de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Fabio Azevedo, o grupo de trabalho ainda definirá quais locais da cidade podem receber o plantio das tipuanas. A sugestão é de implantação de espécies exóticas em áreas centrais, e a arborização com espécies nativas nos bairros.
Ainda na reunião dessa sexta-feira, os participantes do conselho tiveram uma apresentação relativa ao Projeto Escola Sustentável, da Fundação de Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc). Durante a Semana do Meio Ambiente em Santa Cruz, entre o fim de maio e início de junho, foi criado um projeto-piloto junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, em Linha João Alves. O programa implementou medidas sustentáveis como coleta seletiva de lixo, horta doméstica e plantio de árvores, aliadas a palestras e trabalhos em sala de aula. O Projeto Escola Sustentável busca agora apoio do poder público e a ampliação do número de estabelecimentos participantes.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade