Pais de alunos com deficiência auditiva da Escola Nossa Senhora do Rosário estão mobilizados contra o fechamento de classes para surdos em Santa Cruz do Sul. Há alguns dias, a instituição teria sido informada pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de que as turmas especiais de 6º ao 9º ano seriam extintas já neste ano. Com a mudança, esse grupo de estudantes passaria a ter aulas em turmas mistas – com ouvintes e surdos.
A reportagem entrou em contato com o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, mas ele não confirmou a informação e disse que não se manifestaria sobre o assunto. Moura se limitou a dizer que nos próximos dias deve se reunir com a direção do educandário para tratar o assunto.
Contrários à medida, pais dos estudantes surdos realizaram um abaixo-assinado na segunda-feira passada, 1º, durante uma reunião no Rosário, que contou ainda com a presença do deputado estadual Sérgio Peres. O documento foi entregue para o Ministério Público na tentativa de reverter a decisão.
Publicidade
A Gazeta do Sul conversou com Davi Braga Lopes, de 16 anos, que é deficiente auditivo e estuda na instituição, e com a mãe dele, Deívia Braga, que está à frente da mobilização. Os dois afirmam que a mudança deve prejudicar os alunos. Confira no vídeo abaixo a entrevista com eles:
Publicidade
This website uses cookies.