Após a Prefeitura formalizar decreto de Situação de Emergência devido às fortes tempestades de granizo e índice elevado de chuva em curto espaço de tempo, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires estão em alerta na região ribeirinha, em Vila Mariante. O nível do Rio Taquari, no Porto de Estrela, segue em elevação e a expectativa é de que poderia chegar próximo a 23 metros, o que causaria problemas aos moradores das regiões mais baixas em Vila Mariante.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o nível do rio Taquari chegou a 21,57 metros às 14 horas desta sexta-feira, 15. Para que o Rio comece a transbordar em Vila Mariante, este nível precisaria atingir entre 23 a 24 metros. A equipe que coordena as medições informa que o rio segue subindo, mas a tendência é de que não chegue a 23 metros caso o tempo se mantenha estável, ou seja, sem chuva.
De qualquer forma, a Defesa Civil de Venâncio Aires está de prontidão, inclusive mantém contato com a capatazia do segundo distrito para reservar o pavilhão localizado no trevo de acesso à Vila Mariante e deixar um ônibus à disposição de moradores.
Publicidade
Residências atingidas
A Defesa Civil repassou informações sobre os estragos e prejuízos causados pela chuva de granizo que caiu durante a madrugada de segunda-feira e também durante a manhã de quinta-feira no Município. Foram 214 residências atingidas e os moradores solicitaram lonas e telhas. O decreto de Situação de Emergência foi acionado para que, em caráter emergencial, permita a compra de lonas e telhas no valor de até R$ 30 mil. O limite por família atingida é de até 20 unidades.
Publicidade