Categories: Regional

Rio Pardo terá dez leitos de UTI

O Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP) dá continuidade às obras de implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que tiveram início no último dia 24 de março. O investimento é estratégico para a região em tempos de pandemia de coronavírus, pois amplia o número de leitos de UTI. Com a conclusão dos trabalhos, serão mais dez leitos adultos disponíveis para atender à população. O hospital, que hoje não conta com nenhum leito de UTI, ainda poderá atender aos casos de alta complexidade em traumatologia, cirurgia geral e neurologia, o que evita a necessidade de transferência de casos mais graves.

A administração do HRVRP explicou que o investimento para a realização da obra será no montante de R$ 3.335.920,30, com recursos oriundos do Fundo Municipal da Saúde. A previsão inicial para conclusão da obra é de seis meses. No entanto, devido à pandemia, a ideia é diminuir esse prazo para que possa entrar em funcionamento o mais breve possível. Após finalização da obra, serão encaminhados ao Ministério da Saúde todos os documentos necessários para habilitação dos leitos. A expectativa é de que a atual situação pandêmica acelere a autorização de funcionamento.

Para agilizar o processo de implementação da nova unidade, a administração do hospital faz rastreamentos dentro de sua equipe de profissionais com o objetivo de encontrar os perfis necessários para preencher o quadro de funcionários da nova unidade. “Nós já estamos nos articulando na montagem da UTI, os profissionais, médico intensivista e enfermeiro especializado para coordenação deste serviço. Deste modo, estamos buscando dentro da nossa equipe profissionais com esses perfis”, salientou o presidente da Associação Brasileira do Bem-Estar Social, Saúde e Inclusão (Abrassi), Ricardo Rivero.

Publicidade

A empresa mantenedora do Hospital Regional de Rio Pardo estima que será necessária a contratação de mais 45 profissionais das mais diversas áreas, como assistentes administrativos, auxiliares de higienização, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e técnicos de enfermagem. Como o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo é 100% SUS, a conclusão da Unidade de Terapia Intensiva vai beneficiar todos os municípios da região, bem como de todo o Rio Grande do Sul, uma vez que os leitos são regulados através da Central de Regulação Estadual.

LEIA TAMBÉM: Região tem 45 leitos de UTI e 81 respiradores artificiais

A importância
Uma unidade de terapia intensiva é um local onde é concedido a um paciente gravemente enfermo um suporte avançado de vida. Atualmente, dependendo da gravidade apresentada por determinado paciente que dá entrada no Hospital Regional, é preciso realizar a transferência para outra unidade de saúde.

Publicidade

De acordo com a mantenedora da casa de saúde, a Associação Brasileira do Bem-Estar Social, Saúde e Inclusão (Abrassi), hoje o hospital é referência em média complexidade para procedimentos em traumatologia, mas com o suporte de retaguarda de uma UTI poderá buscar habilitação para realização de procedimentos mais complexos. Além disso, poderá ajudar a atender pessoas infectadas com o novo coronavírus e que venham a precisar de suporte respiratório.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.