Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RELIGIÃO

Rio Pardo terá celebrações para Iemanjá e Navegantes

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Procissão para Iemanjá deverá reunir pelo menos 5 mil pessoas no sábado à noite

O mês de fevereiro iniciará com homenagens a Iemanjá em Rio Pardo. No sábado, a partir das 20 horas, ocorrerá a 37ª Procissão de Iemanjá. O trajeto de carro parte da Rua Pinto de Castro, 270, no Bairro Ramiz Galvão. No local fica a sede da Associação Casa de Iemanjá, organizadora da procissão. De lá, os fiéis passarão pela Praça do Couto, a ponte seca, ingressando na Avenida dos Ferroviários. 

A procissão fará paradas para homenagens nos terreiros da Mãe Miriam de Oxum e da Mãe Conceição Assis, ambos em Ramiz Galvão, e na casa de Paulo Barbudo, no Bairro Boa Vista. Após, os fiéis irão até a frente da Escola Estadual Ernesto Alves, onde deixarão os veículos e seguirão a pé até a Praia dos Ingazeiros, onde ocorrerá a celebração religiosa, com o tradicional barco das oferendas. A chegada deve ocorrer entre 22 horas e 22h30. 

LEIA TAMBÉM: Auxílio Material Escolar em Rio Pardo passa para R$ 150

Publicidade

Nesta edição, o evento contará com duas novidades. A primeira envolve a abertura da procissão, que será realizada por crianças, em referência ao futuro e a Iemanjá como uma grande mãe. Na chegada à praia, a celebração religiosa terá abertura feita pela Mãe Sirlei de Oxum Kariô. A organização estima a participação de 5 mil pessoas, e já conta com a confirmação de terreiros de cidades da região como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires e Encruzilhada do Sul. 

Além da procissão e da celebração, a Praia dos Ingazeiros receberá pela primeira vez a Festa de Iemanjá. O evento terá início às 18 horas, com apresentações artísticas, danças afro e hip hop, cantores, grupos de capoeira e outras atrações. O presidente da Associação Casa de Iemanjá, José Roberto Moreira da Silva, mais conhecido por Betinho Moreira, explica que a iniciativa foi pensada para as pessoas que não participam da procissão. “Para que eles tenham entretenimento, até que a procissão chegue à praia”, afirma. 

Moreira conta que a organização da procissão passou para a Associação Casa de Iemanjá devido ao falecimento da antiga organizadora, Nara de Iemanjá. Ele aceitou o desafio e, após a criação da diretoria, iniciou a organização do evento.

Publicidade

Com 135 terreiros em Rio Pardo, Betinho destaca que todos são importantes para a procissão e para o município. “A procissão não tem dono, é do povo de Iemanjá e todos têm o direito de participar”, ressalta. 

Homenagens para Nossa Senhora dos Navegantes ocorrerão na manhã de domingo

LEIA TAMBÉM: Parque de Eventos receberá melhorias para sediar Fecars; veja quais

Procissão fluvial no domingo

No domingo, a manhã será de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes. Organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a procissão fluvial terá início às 8 horas, seguida pela missa no mirante da Praia dos Ingazeiros, às 9 horas. Depois os fiéis seguirão em procissão até a Igreja Matriz.

Publicidade

A partir das 11h30, os participantes poderão desfrutar de um almoço no salão paroquial, com cardápio de churrasco de gado, porco e galeto, no valor de R$ 35,00. Haverá também o sorteio da ação entre amigos e reunião-dançante.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.