Regional

Rio Pardo tem arrecadação histórica de VAF; saiba como funciona

A Secretaria da Fazenda de Rio Pardo comemora o resultado expressivo do Valor Adicionado Fiscal (VAF). Os dados oficiais estão prestes a serem divulgados pela Receita Estadual, contudo o município, através de seu quadro técnico, dispõe de ferramenta para controle efetivo destes números, sendo possível acesso à divulgação prévia.

A movimentação das atividades econômicas do ano de 2021 chegou a R$ 1.121.066.389,96, novo recorde municipal em termos de VAF, número 52,44% maior que o dado anterior, de 2020, que foi de R$ 735.410.921,14. Esses dados demonstram o crescimento médio da economia de Rio Pardo, mesmo em um período de pandemia mundial do coronavírus.

LEIA TAMBÉM: Governo apresenta projeto que inclui educação como critério de rateio do ICMS

Publicidade

O prefeito Rogério Monteiro destaca o resultado, que é o maior VAF da história, e enaltece o trabalho da Secretaria da Fazenda, através de seus auditores. “Para chegarmos a esta condição, quando assumimos o governo do município realizamos uma reforma administrativa e organizamos a direção dos setores, oportunidade em que criamos um Plano Anual de Fiscalização Tributária e também investimos em tecnologia para potencializar o trabalho dos auditores”, destacou o prefeito.

Outro fator importante, segundo o prefeito, é que além da Administração Municipal estar fazendo um ajuste nas contas públicas e melhorando a arrecadação, não houve aumento de nenhum imposto. “Tudo isso é fruto de um trabalho muito bem feito pela nossa equipe. Este trabalho irá refletir adiante”, afirma o prefeito.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo antecipa primeira parcela do 13º salário aos servidores

Publicidade

O que é o VAF

O Valor Adicionado Fiscal é calculado com base na diferença entre o total de saídas de mercadorias e serviços tributados pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e as entradas realizadas por empresas no município, para aquelas do Simples Nacional e situações que dispensem o controle de entradas.

É o fator de maior peso para elaboração do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que determina o percentual ao qual o município tem direito no bolo de arrecadação do ICMS. O VAF compõe 75% do índice, que também considera outras variáveis como população (7%), área (7%), número de propriedades rurais (5%), produtividade primária (3,5%), S-E Percapita (2%) e pontuação no Programa de Integração Tributária (0,5%).

LEIA TAMBÉM: Alunos de escolas municipais de ensino fundamental de Rio Pardo recebem 600 tablets

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira