O município de Rio Pardo se adiantou para uma possível cheia do Rio Jacuí e para que as famílias que residem mais próximas das margens não sofram danos graves. Conforme a coordenadora da Defesa Civil do município, Andreia Moreira, desde o início da semana os níveis das águas vêm sendo monitorados.
Nessa quinta-feira, 7, foi realizada uma reunião com o prefeito Rogério Monteiro a fim de alinhar as ações. “A Defesa Civil, desde o início da semana, está fazendo rondas e verificando o nível do rio e fazendo o monitoramento de acordo com as barragens que temos contato. No primeiro momento tivemos uma certa resistência da população, mas agora estão mais conscientes devido às notícias das cheias no Vale do Taquari”, disse.
LEIA TAMBÉM: Doações de Rio Pardo chegam ao Vale do Taquari
Publicidade
No município, dois ginásios estão prontos para receber as famílias, se houver necessidade. O primeiro a ser utilizado, caso precise, será o Ginásio do Jardim Boa Vista. Locais como a Praia dos Ingazeiros e Porto Ferreira já apresentam água bem acima do normal. Segundo Andreia, se as chuvas continuarem intensas, há grande possibilidade de ocorrer uma enchente. “Estamos realizando rondas da Defesa Civil nas regiões mais próximas ao rio, notificando a população sobre o risco de enchente”, acrescenta.
No monitoramento, a Defesa Civil de Rio Pardo leva em conta a eclusa, que, na tarde dessa sexta, apresentava 12,94 metros. No momento em que ultrapassa 15 metros, as pessoas precisam sair de suas casas. Na Travessa dos Camargo, por exemplo, são quase 20 famílias que ficam em situação de alerta. O número emergencial em Rio Pardo é o (51) 99371-3028.
LEIA TAMBÉM: Sobe para 46 o número de pessoas desaparecidas após enchente no Vale do Taquari
Publicidade
Atualização até a tarde desta sexta
- Barragem Fandango:
- Montante 20 metros
- Cota Única
- Chuva 48 milímetros
- Barragem Dom Marco:
- Montante 15,93 metros
- Eclusa 12,94 metros
- Chuvas 59 milímetros
- Acumulado mês 194 milímetros
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade