Rio Pardo repassou cerca de 5,3 mil litros de água para ajudar as vítimas do desastre ambiental que ocorreu em Minas Gerais. Os vasilhames de água mineral foram recebidos pelo município durante as doações para os atingidos pelo temporal no dia 14 de outubro e, após o atendimento à população, ficaram sobressalentes. A carga foi trazida na manhã desta sexta-feira, 20, para Santa Cruz por um caminhão cedido pela empresa Bistex, com acompanhamento de uma equipe da Defesa Civil.
As garrafas foram entregues em um dos diversos pontos de coleta que estão funcionando em Santa Cruz desde o início desta semana. A campanha no município em prol das vítimas do desastre em Minas Gerais é organizada pela dona de casa Luana Kardauke Bugs, 30 anos. Ela explica que após a coleta em Santa Cruz, a água vai ser transportada pela empresa WHB, de Curitiba, no Paraná. Já a distribuição fica sob responsabilidade da Força-Tarefa Escoteira. A entrega será feita em várias cidades que ficam ao longo das margens do Rio Doce e dependem dele para o abastecimento. “Há lugares em Minas Gerais e no Espírito Santo que nem aparecem na mídia. Aliás, metade do estrago não aparece. É importante que as pessoas de lá saibam que não é por falta de boa vontade da população, mas sim por falta de informação”, explica.
A iniciativa do repasse por parte de Rio Pardo para a campanha surgiu após a veiculação da matéria na Gazeta do Sul na última quarta-feira, 18. O coordenador da Defesa Civil, Jorge Poeta, mediou a entrega e afirma que é importante a união para auxiliar os que precisam, já que houve tantos municípios solidários com a Cidade Histórica na ocasião do temporal. “Nada mais justo do que repassarmos o que está sobrando para quem está precisando”, frisou Poeta.
Publicidade