Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

História preservada

Rio Pardo reinaugura Arquivo Histórico

Um dos arquivos históricos mais importante do Rio Grande do Sul foi reinaugurado na manhã deste sábado, 10, em Rio Pardo. Alocado no prédio onde ficava a antiga Câmara de Vereadores, na Rua Andrade Neves, o Arquivo Histórico Municipal de Rio Pardo (AHMRP) conta, agora, com um amplo salão de pesquisas para historiadores, pesquisadores e comunidade desbravar documentos dos períodos Colonial, Imperial, Republicano até os dias atuais. 

Para se ter uma ideia, no local estão disponíveis registros do século 18, com uma variedade de tipologias documentais que vão dos registros oficiais da Casa da Câmara Municipal de Rio Pardo, plantas, periódicos, cartas e até registros pessoais. Conforme a coordenadora do AHMRP, Neuza Duarte de Quadros, a intenção é que, com a nova sede adotada desde julho, o acervo ganhe mais visibilidade. “Apesar da riqueza histórica que existe aqui, a procura pelo AHMRP ainda é baixa. Com esse novo espaço, aliado ao projeto de digitalização de todos os documentos junto à Secretaria de Cultura do Estado, com certeza o arquivo será mais lembrado”, comentou. 

Na ocasião, também ocorreu a inauguração da Galeria de ex-Intendentes e Prefeitos de Rio Pardo. Ao todo são vinte imagens entre pinturas a óleo e fotografias daqueles que foram responsáveis por administrar o município. Entre as personalidades expostas na parede do salão nobre estão o Intendente Coronel Francisco Alves de Azambuja, que administrou a Vila entre 1892 -1900 e 1904-1908, até o último prefeito Joni Lisboa da Rocha, responsável pela cidade nos anos de 2005 – 2008 e 2009 e 2012.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.