Saúde e Bem-estar

Rio Pardo receberá nova ambulância do Samu

Os municípios de Charqueadas, Rio Pardo, São Borja e Viamão serão beneficiados com a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na última quinta-feira, 4, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, entregaram 280 novas ambulâncias para 247 municípios em 24 estados do Brasil. Esses novos veículos substituirão unidades com sete anos de uso, graças ao investimento de R$ 89 milhões do Novo PAC, permitindo a modernização da frota no estado.

O Novo PAC na saúde vai possibilitar a universalização de serviços essenciais na rede pública, como é o caso do Samu. O Ministério da Saúde estima que mais 6,6 milhões de pessoas passem a receber cobertura de emergência. Em quatro anos, a cobertura vai passar de 87,3% para 90,4% da população brasileira, ampliando o acesso a esse serviço que estava estagnado desde 2017.

LEIA TAMBÉM: Estado acende alerta contra sarampo e recomenda vacinação

Publicidade

O Samu é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. O serviço pode ser acessado pelo número “192”, que oferece orientações à população e envia veículos tripulados por equipes especializadas. A ministra da Saúde lembrou o papel desempenhado pelo Samu no atendimento à população. “É um dos programas mais bem avaliados pelo povo brasileiro, segundo as pesquisas. Um programa que tem como especialidade salvar vidas”, pontuou.

“Nosso compromisso é modernizar em torno de 60% da frota do Samu nos próximos anos. Temos atualmente ambulâncias com muito tempo de uso, algumas de 10 anos atrás”, disse Nísia. “Com novos equipamentos, podemos atender de forma adequada e segura as pessoas em todo o Brasil”, acrescentou, lembrando que o serviço de urgência conta hoje com 80 mil profissionais em atuação. 

LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Ernesto Alves recebem vacina contra HPV

Publicidade

O presidente Lula também reforçou que a assistência médica é prioridade para a atual gestão. “Tomamos a decisão de que o Estado brasileiro tem que assumir a responsabilidade de cuidar do seu povo. É para isso que criamos o Samu, para dar conforto. Ninguém pode morrer por falta de assistência”, alertou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.