Categories: Cultura e Lazer

Rio Pardo recebe a Camerata Jovem Violão Pampeano e Orquestra de Encantado

A música desperta a emoção e proporciona a inclusão social e cultural das pessoas. Em cada canção ocorre uma transmissão de conhecimentos que promove a reflexão e amplia a bagagem cultural. Com o intuito de proporcionar tudo isso, no sábado, 12, o município de Rio Pardo será palco do projeto Travessia Música Instrumental II. O evento vai ocorrer na programação da Festa do Peixe, e contará com duas apresentações: às 17 horas, a Camerata Jovem Violão Pampeano e às 18h30 será a vez da Orquestra de Encantado subir ao palco. Não haverá cobrança de ingressos.

O projeto procura aproximar a música instrumental das comunidades, tornando-a acessível para todas as idades. Além disso, procura estimular a produção artístico cultural, difundindo o trabalho de artistas regionais e locais, gerando novas possibilidades de atuação no mercado cultural.
 
Conforme o membro da Orquestra, Carlos Eduardo Dalla Lasta, “a Orquestra de Encantado pretende oferecer uma boa música e colocar a disposição do público, um espetáculo divertido e inclusivo, instigando os jovens a se interessarem pela música e por todas as formas de educação proporcionadas por este meio incentivador. Para os adultos é um momento de rever algumas músicas que foram marcantes em determinados momentos de suas vidas. A música é somente a ponta do iceberg para a busca do conhecimento, da educação do respeito e da melhora do nível de vida de todos os indivíduos”.

Da mesma forma, o violonista Fernando Graciola, que é responsável pela Camerata, acrescenta que “a música tem um poder transformador e é um dos principais símbolos da Cultura de cada país ou civilização. No que tange ao impacto social, a Arte Musical de caráter essencialmente artístico e intelectual, agrega valores e estimula o pensamento crítico sobre a sociedade, sobre o Mundo e sobre a vida”.

Publicidade

Saiba um pouco mais sobre cada apresentação

A Orquestra de Encantado surgiu da transição da Banda Municipal para o formato de Orquestra em 2012. Neste período foi introduzido um formato mais atualizado, com a incorporação de guitarra, baixo, teclado e uma bancada de vozes aos instrumentos de sopro. Atualmente possui aproximadamente 20 integrantes distribuídos em diversos naipes, como guitarra, baixo, vozes, percussão, bateria, instrumentos de metais e inclusive acordeons. 

No repertório, a Orquestra vai apresentar músicas nacionais e internacionais. “Serão músicas diversas como o rock, pop, canções românticas e temas muito conhecidos do público em geral. O repertório inclui Abba, Elvis Presley, Frank Sinatra, Os Incríveis, Roupa Nova e tema de filmes”, explica Carlos Eduardo.

Publicidade

A Camerata Jovem Violão Pampeano foi um projeto concebido em 2013 com o intuito de incentivar a prática de conjunto dos alunos do violonista Fernando Graciola e levar ao público um repertório de cunho folclórico gaúcho, com arranjos voltados ao aprimoramento artístico dos estudantes de diversos níveis. 

Atualmente, o grupo conta com a participação de seis violonistas. Em Rio Pardo apresentarão o seguinte repertório: Esquilador de Telmo de Lima Freitas, Merceditas de Ramóns Sixto Rios, Arrabalde de Fernando Graciola, Sétima no Pontal  de Renato Borghetti e Vecco Marques, Desgarrados de Sérgio Napp e Mário Barbará, Tertúlia de Jader Moreci Teixeira (Leonardo) e Felicidade de Lupicínio Rodrigues.

“A principal mensagem que a Camerata Jovem Violão Pampeano quer transmitir com a apresentação dessas composições, é que devemos valorizar e ter orgulho do que é nosso, da nossa gente e da nossa terra. Além disso procura despertar e incentivar o sentimento telúrico nas pessoas, e sobretudo nas crianças e jovens, para que não percamos nunca a raça e a força da nossa identidade”, ressalta Graciola.
 
A apresentação faz parte do Projeto Cultural Travessia Música Instrumental II. O evento tem o estímulo da Lei Federal de incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio do BRDE, Banrisul, Companhia Riograndense de Mineração, Baldo e Goemil. A organização é da Lume Organização de Eventos e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil – Pátria Educadora.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.