Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RELIGIOSIDADE

Rio Pardo mostra devoção a Iemanjá em procissão

Foto: Alencar da Rosa

Airo da Silva, 63 anos, participa do cortejo há mais de duas décadas. Ontem, ele aproveitou para agradecer pela sua recuperação

Os batuques anunciaram a passagem da Rainha dos Mares pelas ruas de Rio Pardo. De cima de um caminhão, a imagem era saudada pelos fiéis, que depositaram suas oferendas – cocada, espelho, doces e até perfumes – no barco.  Esse foi o clima da 36ª Procissão de Iemanjá, realizada na noite dessa quinta-feira, 1º. O tradicional evento religioso reuniu centenas de devotos da orixá dos mares.

O cortejo se concentrou no Templo Africano da Mãe Nara de Iemanjá, no Bairro Ramiz Galvão. Em frente à casa, na Rua Pinto de Castro, pessoas se aglomeravam para prestar homenagens e fazer os seus pedidos. “O povo pede cura para as doenças, especialmente as psicológicas”, afirmou Mãe Nara de Iemanjá. Seu marido, o ex-marinheiro Airo da Silva, de 63 anos, afirma ter sido testemunha dessa capacidade. Após ser diagnosticado com câncer no intestino, recorreu à orixá. “Ela e Deus me curaram”, garantiu. Há 23 anos ele participa do cortejo, em seu traje de marinheiro, para homenageá-la. 

LEIA TAMBÉM: Devotos de Iemanjá se reuniram em procissão no Várzea

Publicidade

A imagem passou pelo centro de Rio Pardo, seguida por devotos a pé ou em veículos, sempre usando suas principais cores – azul, branco e prata. Dezenas de pedestres testemunhavam a carreata. Muitos aproveitavam o momento para pedir a bênção, deixando seus presentes. Ela seguiu até a Praia dos Ingazeiros, onde foi saudada por um enorme festejo. Lá costumam ser feitos trabalhos, marcando a chegada dos caboclos para as sessões de descarrego. Mais tarde, o barco com as oferendas foi largado na água, para um pescador pegá-lo posteriormente. 

A Mãe Sirlei de Oxum Cario, 82 anos, do Centro Espírita de Umbanda São Jorge, também estava presente, como faz há décadas. “A procissão atrai tanta gente por se sentirem protegidas por Iemanjá. Ela acolhe os filhos”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.