ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Rio Pardo lança o Seminário de Língua e Literatura 2023

Tradicional evento organizado no município de Rio Pardo ocorre de 19 a 21 de julho, no Clube Literário e Recreativo, já na 29ª edição

Faltando menos de um mês para o início, a Secretaria de Educação de Rio Pardo lançou oficialmente, em solenidade na noite dessa quarta-feira, o 29º Seminário de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e o 25º Fórum de Educação. Autoridades se reuniram no Centro Regional de Cultura para a apresentação do evento, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Clube Literário e Recreativo.

LEIA TAMBÉM: Seminário de Língua Portuguesa será lançado nesta quarta-feira em Rio Pardo

Publicidade

O Seminário de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense é um acontecimento tradicional de Rio Pardo, muito conhecido pela oferta de palestrantes que propõem diferentes reflexões acerca da língua portuguesa e literatura rio-grandense. Esta será a segunda edição do Seminário após a pandemia, já que não foi realizado em 2020 por causa das restrições em virtude da Covid-19. No evento de lançamento, o coordenador do Seminário, professor Elenor José Schneider, salientou que o intuito é o de não repetir palestrantes.

Publicidade

“Os grandes nomes da literatura do Rio Grande do Sul passaram por aqui e sempre foram prestigiados. A partir da quinta edição, inserimos também o Seminário de Educação e precisamos ter a percepção de para onde vai esse evento”, disse o coordenador. “Se antes bastava literatura e língua portuguesa, hoje olhamos muito para os temas que nos afligem. Um assunto forte deste seminário é a inclusão na educação, que é uma dificuldade que os professores estão encontrando. Vamos trazer pessoas que irão palestrar sobre isso.”

LEIA TAMBÉM: Casa Raupp abre as portas para novo projeto em Rio Pardo

Publicidade

De acordo com o secretário da Educação de Rio Pardo, Tiago Mello, a expectativa é superar o número de 500 participantes registrados no ano passado. “Estamos ansiosos e temos uma grande expectativa de público. No ano passado, já tivemos recorde. Sabemos a importância que tem para a formação pedagógica e dos nossos profissionais.” O secretário também enfatizou a importância de todas as pessoas que colaboraram para a realização desses quase 30 anos de Seminário.

Publicidade

O evento tem o objetivo de levar os participantes a uma reflexão sobre a literatura, a língua e os processos educacionais, aproximando leitores, escritores e professores de profissionais do ensino e da educação. Busca possibilitar a ressignificação dos espaços de leitura e de escrita na sala de aula, bem como pensar sobre uma proposta interdisciplinar para atender às transformações do processo educacional. Também oportuniza o conhecimento, a valorização e a análise de obras literárias.

Assim como no ano passado, os professores da rede municipal de ensino vão continuar isentos da inscrição. Os valores para participar serão divulgados em breve. “É uma oportunidade rara. Muitos não têm a chance de sair para fazer uma formação”, observou Schneider. Neste ano, Tailor Diniz, Jorge Luiz da Cunha e Liberato Vieira da Cunha são alguns dos nomes que participarão do evento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Exposição contará história de Biágio Tarantino em Rio Pardo

Publicidade

Realizado desde 1993, é referência nacional

O Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense, promovido pelo governo municipal, através da Secretaria de Educação, teve seu início em 1993. Em 1997, foi agregado o Fórum de Educação. Nos anos de 2014 a 2016, contou ainda com o Seminário Internacional de Literatura paralelo à programação. Durante essa longa história, o evento contou com a coordenação do professor Glênio Luiz Fahrion, dos anos de 1993 a 1996. De 1997 até os dias atuais, a coordenação encontra-se a cargo do professor Elenor José Schneider.

Em todas as suas edições, sempre houve o cuidado de contemplar temas diversos, bem como assegurar um momento exclusivo à música e à arte teatral. Muitos nomes ilustres passaram pelo evento, como os autores Lya Luft, Sergius Gonzaga, Alcy Cheuiche, Moacyr Scliar, Danilo Gandin, Martha Medeiros, Pablo Moreno, Letícia Wierzchowski, Dilan Camargo, Cláudia Tajes, Fernando Lucchese, Luís Armando Gandin, David Coimbra, Celso Vasconcellos, José Carlos Libâneo e Luis Fernando Verissimo, entre tantos outros.

Publicidade
LEIA MAIS SOBRE RIO PARDO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta