As pessoas que passam pelo terreno entre as ruas General Câmara e Júlio de Castilhos, no Bairro Fortaleza, em Rio Pardo, já notam a movimentação diferente. Operários começaram há algumas semanas a trabalhar na obra de construção do Centro Administrativo de Saúde e da Unidade Básica de Saúde (UBS). O secretário de Saúde, Augusto Pellegrini, informou que o valor total do investimento será de R$ 1.298.147,65, oriundo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) firmado com a Caixa Econômica Federal. O pagamento será feito em 120 meses, com carência de 24, com recursos próprios do Município.
A previsão é que a obra seja concluída até novembro deste ano. A UBS vai atender cerca de seis mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos bairros Fortaleza, Parque São Jorge, Praia e parte do Centro. “A unidade contará com atendimento multidisciplinar nas áreas da enfermagem, medicina e odontologia, com ênfase na prevenção e promoção de saúde”, explica Pellegrini. A área construída será de 850 metros quadrados (foto), em um terreno que já havia sido destinado anteriormente para o berçário industrial e nova Câmara de Vereadores, sem que as intervenções tenham saído do papel.
LEIA TAMBÉM: Moradores de rua acumulam sujeira em calçada de igreja
Publicidade
A estrutura vai abrigar uma UBS porte 2, que conta com consultórios médicos e odontológicos e de atendimento de enfermagem; sala de vacinas; ambulatórios; recepção; sala de grupos; sala de esterilização; copa; sala de reuniões e sanitários, além da própria Secretaria da Saúde, com todos os departamentos administrativos ligados à pasta. Pelo menos 25 profissionais da saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares administrativos, zeladoria e higienização vão atuar no local, junto com outros 30 servidores ligados ao trabalho administrativo da secretaria. O secretário ressalta que a UBS representa um serviço importante, com a ampliação do acesso à saúde pública em um bairro que não tinha estrutura parecida e onde a população precisava se deslocar para outras regiões.
LEIA TAMBÉM: Covid-19: Brasil tem 15,3 mil novos casos; total chega a 218,2 mil
Publicidade
This website uses cookies.