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Rio Pardo inclui educação étnico-racial nas escolas

O ano de 2023 marcou a criação da Equipe Técnica Permanente Responsável pela Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e da Cultura Africana em Rio Pardo. O objetivo do grupo é orientar a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras.

Durante o ano, a equipe técnica realizou várias ações pedagógicas importantes junto às escolas e comunidade. No mês de maio, o setor pedagógico da Secretaria de Educação, juntamente com o secretário de Educação, Tiago Melo, fez visita técnica na Comunidade Quilombola Rincão do Negros. Na ocasião, a presidente Joelita Davi apresentou o percurso da comunidade e as ações em relação à busca pela preservação da identidade cultural afro-brasileira do grupo quilombola.

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O município de Rio Pardo, por meio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tio Patinhas e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Clemente Carlos Matte, foi contemplado com a Biblioteca Afro-indígena, que contém livros e bonecos dos personagens das histórias. O material pedagógico entregue faz parte do Projeto Cantinho da Leitura, viabilizado com a Lei Rouanet e patrocinado pela empresa CMPC.

No mês de agosto, a Secretaria de Educação realizou o 1º Encontro das Relações Étnico-Racial para professores multiplicadores da rede municipal. O objetivo da formação foi instrumentar os educadores em relação ao que orientam as leis sobre a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras.

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A formação foi um marco para os professores que participaram, pois tiveram a oportunidade de compreender a importância de organizar diferentes possibilidades pedagógicas de reflexão, novos olhares e quebra de paradigmas no que diz respeito a determinada temática.

No encontro os professores tiveram formação com palestrantes renomados na temática da educação étnico-racial, bem como apresentação de relatos das ações pedagógicas na Emef Clemente Carlos Matte, Emef Olavo Bilac e Emei Tio Patinhas.

Metas

Para este ano, a Equipe Técnica Permanente Responsável pela Educação das Relações Étnico-Raciais pretende dar continuidade ao trabalho que foi iniciado em 2023. E pretende aprofundar ainda mais ações de formação continuada para os profissionais da educação, bem como realizar atividades pedagógicas ainda mais desafiadoras e potentes na rede municipal de ensino.

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Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

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