Categories: Regional

Rio Pardo firma TAC com o Ministério Público do Trabalho

Rio Pardo firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul, se comprometendo a regularizar aspectos de meio ambiente e jornada de trabalho de seus empregados. O compromisso decorre de inquérito civil, no qual foi denunciada a falta de fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a realização de horas extras além do limite de 2 horas diárias definido em lei. A denúncia foi confirmada por inspeção fiscal do Ministério do Trabalho (MT).

As irregularidades atingiram os eletricistas da Secretaria de Obras e Saneamento, mas as obrigações valem para todos os empregados celetistas da Administração Pública municipal. O TAC estipula também a obrigação de fornecer treinamento e avaliação de estado de saúde para trabalho em altura e em instalações elétricas, criar procedimentos de trabalho para serviços elétricos e elaborar análise de risco e ordens de serviço para trabalho em altura.

Em caso de descumprimento das obrigações, o município deve pagar multas, que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil, incidentes a cada oportunidade em que flagrado o descumprimento e enquanto permanecer a situação irregular. Os valores são reversíveis a e entidades sem fins lucrativos, a órgãos públicos que atuem na proteção dos direitos sociais dos trabalhadores ou a fundos como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O acordo e o inquérito civil são de responsabilidade da procuradora do MPT em Santa Cruz do Sul, Thaís Fidelis Alves Bruch.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.