O município de Rio Pardo abriu nessa quinta-feira, 6, comemoração dos 270 anos de história e 213 anos de divisão administrativa, com a realização da Caravana Cultural, na Praça da Matriz. A data do aniversário e da padroeira Nossa Senhora do Rosário é nesta sexta-feira, 7, feriado municipal. A programação festiva se estende até o dia 12, com destaque para os shows nacionais do cantor Dilsinho e da Banda Maskavo, além de diversas apresentações de artistas regionais, no Parque de Exposições Apelles de Quadros.
A programação no feriado desta sexta-feira, 7, começou às 10 horas, com a abertura da Feira do Livro, exposição e artesanato local, na Praça da Matriz, integrando as atividades da Caravana Cultural. No mesmo local, das 10 horas às 11h30, aconteceu show com o mágico e ilusionista Alex Meyer. No período da tarde, a partir das 15h30, o público poderá acompanhar a apresentação de clássicos do chorinho ao trompete com Jonas Meireles e seu grupo.
LEIA TAMBÉM: Memorial da Unisc sedia projeto Turismo em Movimento nesta sexta-feira
Publicidade
A abertura oficial da Semana do Município ocorre às 16h40, na Praça da Matriz, com a apresentação do Hino de Rio Pardo, com os participantes da oficina de música com violão, ministrada por Cristiano Christoff Klafke no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). As atividades seguem das 17 às 18 horas, com show de músicas tradicionalistas e nativistas, com Neco Machado.
Para lembrar do dia da padroeira de Rio Pardo, às 19h30 desta sexta-feira, 7, haverá missa em ação de graças pelos 260 anos de fundação canônica paroquial e ordenação diaconal, na Igreja Matriz. Entre as atividades esportivas do dia, destacam-se o aulão do Programa Arco-Íris, às 9 horas, na Praça da Matriz, e o amistoso entre a Escolinha Craque e a Associação Lajeado, nas categorias sub-11, 13 e 15, no Estádio Amaro Cassep, a partir das 13 horas.
LEIA TAMBÉM: De olho no futuro, Vale do Rio Pardo trilha o caminho da diversificação turística
Publicidade
O Parque de Exposições Apeles de Quadros, onde acontecem as atrações da Rio Pardo em Festa, abre às 10h30. A entrada no local nesta sexta-feira, 7, custa R$ 10,00. Entre as atrações estão balonismo, às 16 horas; apresentação do grupo Nova Dimensão, às 19 horas; Night Glow, às 20h30; Grupo Shake, às 22 horas; e DJs a partir das 22h50. Os festejos ainda terão como destaques, no sábado, o show com a Banda Maskavo, às 23 horas, e na próxima quarta-feira, 12, feriado nacional, com o cantor Dilsinho, às 19 horas.
O surgimento de Rio Pardo tem como marco o ano de 1752, quando um depósito de armas e munições na margem esquerda da confluência dos rios Pardo e Jacuí foi transformado no Forte Jesus Maria José, com a instalação de um Regimento de Dragões para defender a fronteira portuguesa de uma invasão espanhola.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo recebe exposição fotográfica
Publicidade
Em 1809, o governo português promoveu a primeira divisão administrativa do Rio Grande do Sul, criando as quatro primeiras vilas: Rio Grande, Porto Alegre, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha. Rio Pardo foi a maior delas, com uma área de 156.803 quilômetros quadrados, ocupando três quartos do território gaúcho. Era o centro econômico-comercial da região, pois todas as mercadorias dos municípios nos arredores passavam pelo porto de Rio Pardo.
Antecedendo as atividades da Semana do Município, na noite dessa quarta-feira, 5, o prefeito Rogério Monteiro prestigiou a abertura da oitava edição do Rio Pardo em Foto, no Centro Regional de Cultura Rio Pardo.
O evento vai até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita, e reúne fotografias profissionais de Lula Helfer e de Anelise Borges, de acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e estudantes das redes municipal e estadual.
Publicidade
This website uses cookies.