Regional

Rio Pardinho reúne crianças para atividades de Páscoa com montagem da Osterbaum

Com o objetivo de resgatar a cultura da montagem da Osterbaum – a árvore de Páscoa –, a Associação Cultural Recreativa Esportiva Beneficente Imigrantes (Acrebi) de Rio Pardinho realizou um evento para crianças no último domingo, 13. Elas participaram de atividades como a montagem da árvore, entre outras alusivas à data. 

Acompanhadas dos pais, cerca de 50 crianças fizeram parte da programação, que proporcionou a elas as experiências de pintar as casquinhas de ovos para decorar a árvore, rechear algumas com cricri e fazer a busca aos ovos. 

LEIA TAMBÉM: Governo federal reconhece situação de emergência em Santa Cruz devido à estiagem

Publicidade

Segundo o presidente da associação, Felipe Heinen, a primeira edição teve boa repercussão. “As crianças adoraram pintar as casquinhas de ovos, que foram utilizadas para decorar a Osterbaum. Chamou a atenção que muitas não conheciam a tradição, mas nós precisamos manter essa cultura viva. E esse é o grande objetivo do nosso evento.”

A ideia é promover eventos semelhantes em outras ocasiões. O momento também foi de muitas lembranças para os pais e avós que estavam presentes, pois vivenciavam essas atividades na família quando crianças.

LEIA TAMBÉM: Programa Protetor das Águas está com as inscrições abertas; saiba como participar

Publicidade

A programação foi realizada na frente da Igreja Evangélica Imigrantes que, segundo o pastor André Martin, é a mais antiga igreja evangélica em condições de uso no Brasil. No evento, o Grupo de Canto de Rio Pardinho também realizou uma apresentação.

Osterbaum

Um dos vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa é o Osterbaum – a árvore da Páscoa. 
As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha até hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.

A árvore de Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e a morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que representam a alegria da vida, sinônimo da ressurreição de Jesus. Segundo registros, são utilizados ovos porque simbolizam a vida que brota de seu interior, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais