A corrida não é apenas uma atividade esportiva para o aposentado rio-pardense Heider Rosado, 48 anos. Há três décadas, o que começou como um simples hobby se transformou em paixão. Neste domingo, 30, a partir das 9 horas, ele volta a disputar a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Desde 2005, o atleta estava ausente da prova e agora espera conseguir um bom resultado em sua quarta participação. Rosado já havia percorrido os 21 quilômetros pelas ruas da Cidade Maravilhosa em 1997 e 1999.
“Meu objetivo é fazer uma prova como não fazia há tempo”, disse o corredor, que viaja na sexta-feira, 28. Nos últimos dois meses, os treinamentos foram puxados. Em média, eram 25 quilômetros diariamente em Rio Pardo. Segundo Rosado, a distância maior foi planejada para garantir mais resistência. Mas, com a proximidade da 19ª edição de uma das provas mais tradicionais do País, ele diminuiu o ritmo para evitar o desgaste físico. “Fiz uma desintoxicação muscular.”
A volta à Cidade Maravilhosa é motivo de alegria para o rio-pardense. “Apesar do percurso ser o mesmo, sempre é uma experiência nova, o clima, a temperatura”, comentou Rosado, que pretende concluir o trajeto em 1h24. “Não vou a passeio. Vou para competir e tentar baixar o tempo”, disse ele, que na última vez terminou em 1h15. Além da Meia Maratona Internacional do Rio, o atleta carrega no currículo dez participações na Corrida de São Silvestre, em São Paulo – a última em 2013. “É preciso controlar a passada, a respiração, saber dosar”, observa o corredor, que vai disputar na categoria G (40 a 49 anos). A estimativa da organização é de 20 mil competidores no Rio.
Publicidade
Heider Rosado: de volta ao Rio
Foto: Lula Helfer